segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ácido fólico e o efeito placebo

é claro que o optimismo também vem de estar a tomar outra vez (e já) ácido fólico.

os médicos são espertos! é claro que sei que, quando se quer engravidar, o efeito psicológico pesa muito, mas o melhor mesmo foi ouvir a enfermeira dizer:

"começa já a tomar! já! faz bem à pele, faz bem ao cabelo,
a tudo e a todos, aliás, tomem os dois!!!"

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

férteis no Hospital Garcia de Orta

finalmente a ida ao CIRMA - Centro de Infertilidade e Reprodução Medicamente Assistida, primeira consulta de fertilidade no Hospital Garcia de Orta. um dia verde!

um resumo (ou tentativa de):
  • elaboração da ficha do casal
  • enfermeira mede a nossa tensão arterial e peso
  • consulta com médica (muita explicação, muita esperança, muita paciência)
  • enfermeira chama-nos para algumas explicações práticas e recapitular próximos passos
após termo-nos decidido e fechado processo na MAC, hoje fomos muito tranquilos para a consulta. Deus muitas vezes demonstra qual a melhor decisão através da paz que sentimos!

a reter:
  • as minhas análises sanguíneas de 2º/ 3º dia não "bate a bota com a perdigota" by médica - isto ao contrário do que disseram na MAC (!!!!!), mas fazem sentido olhando para o meus ciclos menstruais irregulares e para a informação do meu ginecologista dos ovários micropoliquísticos;
  • o espemograma do A é normal (!!!!) - isto ao contrário do que disseram na MAC (!!!!!), mais uma vez se confirma que a OMS, responsáveis por estes números, mudaram há muito pouco tempo o limite mínimo, ie, fazem espemogramas a homens que no prazo de +- 2 anos e sem qualquer apoio médico conseguiram ter filhos. e vêm qual foi a média mais baixa de % normal de esperma desses homens. nos últimos estudos, viram que homens até ao mínimo de 4% esperma normal conseguem ter filhos naturalmente, considerando então que essa percentagem é a normal mínima. portanto, tudo OK com o meu A. :)
próximos passos:
  • fazer ecografia (que não cheguei a fazer na MAC) - ficou marcada já para o meio de Novembro e não antes porque devo continuar com vestígios de menstruação mais uns bons dias (na MAC foi 4 meses de tempo)
  • medir temperaturas para estudar a minha ovulação - deram-me mapas para dois meses, medir todos os dias de manhã, mesmo antes do xixi ou levantar-me ou nada. people, estamos sempre a aprender: sabiam que a temperatura para este objectivo é a temperatura rectal? :s
  • fazer histerosalpingografia (para os leigos como eu, HSG) - no próximo dia que me aparecer a menstruação (espero que este ciclo seja rápido), telefono a marcar este exame, que só pode ser feito nos primeiros 12 dias do ciclo. se não aparecer período até final de novembro, faço Provera. sobre o exame em si, a médica diz que é chato. nós mulheres já sabemos que a nível ginecológico quando dizem "chato", significa "mau". mas quando a ouvi apenas pensei "eu já fiz uma biópsia na vulva, chorei todos os dias enquanto sarava, fui queimada com lazer para matar o HPV, não tenho medo dumas cenas "chatas", que me introduzam uns cinco instrumentos ao mesmo tempo e de sentir algum desconforto e eventuais picadas. o que realmente me chateia, é ter de tomar clísteres! epá, não sei explicar, chateia-me! além disso, no dia anterior tenhs de tomar antibiótico (tomamos depois até acabar a embalagem) e uns comprimidos para preparar, acalmar, mini-anestesiar. nada!
quando sairmos deste exame vou direitinha à próxima consulta (que é sempre marcada para esse próprio dia) e nessa altura já estará também disponível o resultado da ecografia. se estiver tudo bem nestes dois, as possibilidades são (por esta ordem de tentativas e sempre começando no mais natural/ menos invasivo) :
  • medicação para estimular os ovários + método natural;
  • inseminação intra-uterina (IUU);
  • fertilização in vitro (FIV)
isto, e outros exemplos que tenho sabido (bons e maus) me fazem pensar, será que outros centros de apoio à (in) fertilidade têm feito um trabalho realmente profissional. será que as longuíssimas listas para o FIV são razoáveis, um tratamento caro e que o governo oferece tão poucos, será que deve ser visto como única opção para tantos casais??

saímos muito positivos com o futuro, com as pessoas, com a vida, com Deus. o carro estava longe, andámos à chuva, o chapéu faleceu e rimo-nos imenso com isso. não sei o que Deus nos quer ensinar, e com tantas pessoas imaturas, irresponsáveis, imerecedoras... a terem filhos, acho que a ideia não deve ser essa. mas obviamente, estas situações provocam sempre alterações nas pessoas, no casal. no nosso caso, tem sido muito bom, mesmo.

claro, tantas horas lá dentro e tantos sorrisos à saída, saímos de lá a más horas para almoço e fomos comer fora e decidimos tratar de algumas coisas pendentes - encomendámos tampas Teka do lava-loiça, comprámos um super aspirador, fomos passear até à farmácia e comprámos ainda um incenso diferente para o lar. e quando cheguei, achei que era dia (apesar da chuva) de limpeza (geral) às janelas da sala para colocar as novas cortinas! feito e acabado.

um dia verde, de esperança!

sábado, 22 de outubro de 2011

adeus livros de endereços

continuando com a diminuição das papeladas diversas, tenho (tinha) dois locais físicos como livro de endereço - um livro pequeno que comecei há aaaanos, e uma caixa organizadora rexel, com vários anos também (uns 15 anos). tinha os dois apenas porque nunca tinha acabado de colocar os do livro na caixa. mais os cartões de memória dos telemóveis!

com a ajuda da Rachel, e como já tinha acontecido com o evernote, decidi fazer um livro de endereços no computador. comecei pela procura de um livro grátis na net e depois comparei-o com o que temos do windows:

Livro de Endereços do Windows
+
  • facilmente interage com outros documentos do windows,
  • grava automaticamente um documento para cada contacto,
  • tem campo para aniversário
  • e não me lembro de mais
-
  • não consegui guardar noutro local que não no C:
  • só nos lembra dos aniversários se usarmos o outlook e para isso preferia usar o próprio livro do outlook (que gosto mais, mas não uso mesmo em casa nem vejo vantagens em usar)
  • não ficamos com um livro de endereços mas sim com uma pasta no computador cheia de documentos, não sendo tão rápido visualizar informação
  • não tem campo para informação diversa

Free Adrees Book
+
  • ficamos com um livro com visualização muito semelhante ao outlook - podemos escolher algumas opções de visualização, ordenar e procurar por diversos parâmetros,
  • tem campo para informação diversa onde, além de colocar o aniversário, nos contactos menos frequentes coloco o local comum que temos, e para os amigos mais frequentes cá em casa, coloco também alguma alergia alimentar, e gostos preferidos/ detestanços (gostaste K?),
  • podemos colocar vários cabeçalhos para nos ajudar a procura rápida
-
  • não tem campo específico para aniversário mas também já estava à espera de não aparecer lembretes no pc (eu lembro-me que o meu irmão, em casa dos nossos pais, pôs uma aplicação simples deste género no pc, tenho de encontrá-lo)
  • se colocarmos grupos, não conseguimos visualizar numa mesma listagem todos os contactos que temos,
tudo somado, decidi-me pelo segundo! já passei tudo o que tinha no tal livro, só falta agarrar-me à caixa (vai custar!) e depois aos telemóveis.

post scriptum - a tal caixa de endereços continua como nova e tem um grande valor para mim, pelo que decidi que vai passar a organizar os cartões de restaurantes e cia.. é que custou quase 6 mil escudos há 15 anos atrás, só a pude comprar porque ganhei um cheque-oferta, de 1º lugar do primeiro concurso de literatura da minha escola secundária. era um texto que escrevi sobre a minha grande paixão do secundário, alguém muito especial mesmo.. que reencontrei uns tempos mais tarde e olhem... casámo-nos! :)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

para os amigos

apresento-vos a Gardénia (para os amigos é Gardénia Jasminoides). a planta mais intensa, como eu, que vive cá em casa.

os seres vivos, nas coisas mais simples, surpreendem-me. mas esta planta é mesmo uma força da natureza - adora água e é uma bruta a beber, mas aguenta-se muito bem mesmo se tiver vários (muitos) dias à secura. tem alturas que nascem imensos botões mas sem força para abrir, tem outras que sem ver qualquer indício, estou na sala e sou invadida pelo cheiro fantástico e intenso das flores bem abertas.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cemitério.. Alfredo da Costa?

bem, não percebo. ou percebo? está a ser feito um estudo (um projecto, uma cena muito especial) para se verificar se realmente a Maternidade Alfredo da Costa deve fechar ou não. ou será quando deve fechar? hoje li tanta coisa que já não sei. Maternidade Alfredo da Costa vai fechar as portas.

não sei muito sobre o que os ministros dizem, não sei muito sobre política, não tenho médicos na família para saber cenas importantes "de dentro".

mas sei que há mulheres que vão à MAC por acreditarem, sei que há médicos que as mandam para lá por acreditarem. sei que as listas de espera continuam a crescer. sei que em junho 2011 a área de psicologia só estava a seguir casais já em processo no Centro de Apoio à Fertilidade, não estava a aceitar novos casais. mas sei que se disponibilizaram, mesmo sem recursos, a falar connosco caso sentíssemos falta de apoio. sei que se esforçam. podem não ser todos, já senti na pele muitos problemas lá, mas também senti o esforço. para que locais vão os casais que já estão há mais de um ano em lista de espera de tratamento? vão para que final de lista de que hospital? para quando a esperança dum filho tão esperado? se se considera que a área de maternidade da MAC pode ser substituída noutros hospitais, que hospitais vão substituir os apoios à fertilidade, e os tempos de espera de quem já esperou?

acabou por ser hoje, sem ter nada a ver com estas notícias, que desistimos da MAC, por várias razões, decidimo-nos pelo HGO, no entanto, para onde vão os casais que não têm outra opção válida?

claro que neste momento a palavra de ordem é poupança, mas não vejo casais com problemas de fertilidade a desistir devido à austeridade. ter filhos é algo muito maior do que a austeridade, especialmente quando a infertilidade assombra. podemos esforçarmo-nos para poupar, ou discutir, ou gastar, ou revolucionarmo-nos. não podemos esforçarmo-nos mais por ultrapassar a infertilidade, não está nas nossas mãos.

domingo, 16 de outubro de 2011

últimas compras

hum... se há dez meses eu dissesse isso, diria que era alucinação. mas não, ando mesmo virada para vestidos :)

em relação a compra de roupa por catálogo, confesso que sempre me maçou a questão do agora é grande, afinal o tecido não é o que parecia, nem o corte... e nos últimos anos, a maioria do que encomendei na LR, foi calçado (sim, para "princesas dos pés" como eu, vale a pena!). desta vez, arrisquei em dois vestidos (os primeiros que tenho sem ser de verão)


correu bem! hehehe

as botas só encomendei ontem, numa promoção espectacular! :)
que acham?

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

sexta-feira à noite


ufa.. esta semana foi longamente curta e estranha.

(oralmente) formalizada a minha saída do departamento operações para o departamento comercial, um despedimento, uma revolução, longas conversas, uma despromoção, muitas reuniões e formação recebida, e formação dada.

não fosse a minha L ir-se embora, diria que tinha sido uma semana muito positiva. mas afinal, acabámos por sair todos reforçados.

muito cansaço, uma noite em que dormi onze horas mas muito cansaço à mesma, e a sensação que estive a trabalhar twentyfour/seven e que a minha vida é só trabalho. no entanto, constantemente, outros assuntos que não saiem da minha mente...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

"less is more"

, byRobert Browning

pois, que não quero ser mais uma a falar sobre outro dos assuntos de que se fala na blogosfera. a verdade é que já tinha escrito um pouco sobre este assunto e inclusive já tinha vários rascunhos sobre o tema.

a primeira vez que pensei sobre o minimalismo que tanto se fala ultimamente, foi duma forma abrupta. li num jornal sobre a "moda caracol". algo como viver a vida devagarinho, usufruindo mais. no norte da europa já era algo muito falado, e mais - concretizado.

para mim foi um pensamento radical - passar a trabalhar apenas em part-time para poder ter mais tempo para si, para os seus, para os outros. claro que isto significa menos dinheiro ao fim do mês, mas a ideia também passa por gerir melhor os recursos que se tem, para uma (dita) maior qualidade de vida.

independentemente da opinião de cada um, para mim, isto ainda é um pensamento muito à frente. por muito que tantas e tantas vezes me apeteça não ir trabalhar, ficar em casa, simplesmente, a ser "dona de casa" ou desejar ter mais tempo para ter vida, a verdade é que não é mesmo opção não trabalhar a tempo inteiro (e nem estou a falar da questão do dinheiro). quando tenho esses pensamentos, sei que se trata de muito cansaço acumulado e desmotivação sempre crescente, nada mais. tenho quase certeza que em pouco tempo a loucura me bateria à porta..

de qualquer forma, à medida que vou sabendo mais do tema, mais vontade tenho de mudar algumas coisa (inside and outside) - fica para outro dia..

domingo, 9 de outubro de 2011

ajudar amigos

a verdadeira amizade é reforçada nos locais e momentos mais inesperados.

têm de ser nossos amigos, mesmo, se os queremos mesmo ajudar. para isso podemos disponibilizar o ombro ou gargalhadas. mesmo quando nós próprios podemos não estar a passar pelo melhor momento, dar traz sempre atrelado muito mais do que receber.

passei dois dias com duas amigas muito especiais, estive constantemente a dar e a receber. sempre que precisamos estamos lá umas para as outras, e embora a minha intuição (sim, parece que estou mesmo a tornar-me a R intuitiva) me diga que daqui a pouco tempo não estaremos com um local comum diário, sei que vão ficar para sempre.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

sintam-se em casa!

as estatísticas de ontem bateram qualquer record aqui do meu canto - isto é um blog humilde meus senhores!

com a Marianne a fazer-me pub, chegámos às 862 visualizações num só dia, sendo que a mensagem da minha Victória foi vista por 581, passando num só dia, directamente para a 4ª postagem mais vista, ever.

welcome all!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Victória, the bag queen

hoje chegou uma encomenda especial.

é claro que queria uma mala do género já há muito tempo e deixava andar, é claro que queria tê-la na minha mão já há uns dias e andava ansiosa e a ansiedade ainda era maior por não ter visto a dita cuja feita antes de a mandar fazer (!), é claro que pelo talento (até agora não comprovado de perto) e pelo tecido (sempre escolhas difíceis) tinha pés para ser fantástica!

mas o primeiro impacto não foi nada disto! [people anti-pieguices, favor saltar o próximo parágrafo]

foi o andar aqui na minha vidinha pequenina, ultimamente tão de olhos sem brilho, aperto no peito e verdadeiro nó no estômago e chega uma encomenda ao work - confesso que já não me lembrava que devia chegar hoje. abri a caixa e, papel a aconchegar a mala, bilhete muito simples handmade :) , e eu pensei - realmente quando entregamos o nosso coração nas (pequenas ou grandes ou whatever) coisas que fazemos, percebe-se a milhas.. e especialmente por isto, o meu muito obrigada, valeu a pena a espera!

e agora xô-lamechas! EPÁ! adorei mesmo! adorei a mala, os pormenores, os detalhes e trabalho profissional (e claro, o bilhete e o papel e tudo e tudo). desejei-a tanto (mesmo muito antes de a encomendar) que ainda nem acredito! por coincidência, vesti hoje uma blusa beringela e uma colega disse-me logo - "vais já usá-la para almoço, certo?"

fui ainda informada pela not so fast que já houve direito a batismo real - Victória!

não é linda?

resumo - 3 colegas pediram-me o link da sô costureira e hoje a empresa até tinha pouca gaja!

gaveta da cozinha light & clean

tenho duas gavetas de talheres na cozinha:
  • primeira com colheres, garfos, facas e umas grandes mais utilizadas - com um separador mesmo à medida, da Leroy Merlin
  • segunda com utensílios grandes (para listar, seria um post inteiro) - ... estava o caos! uma gaveta verdadeiramente assustadora, em que para encontrar algumas coisas, ui. que pena ter-me esquecido de tirar uma foto antes!!
aqui há uns tempos, a Carla falou sobre um organizador à medida, e eu pensei logo nessa gaveta da cozinha. depois de muito procurar (vende-se na loja dos chineses, mas não há em todas), lá comprei um conjunto. na arrumação, aproveitei para "declutterinhar", despedindo-me de algumas peças que já não usávamos. e ficou assim:


é certo que não sou expert em tirar fotos, e é certo também que a parte de baixo está um pouco torta, mas sendo que são todas peças do mesmo "assunto", faria-me confusão separá-las, mesmo que tivessem logo na casa do lado!

que acham?

domingo, 2 de outubro de 2011

vacina contra gravidez alheia

e quando penso que "estou vacinada" (e no mesmo momento que pensei nisto a primeira vez lembrei-me logo de que normalmente quando se usa essa expressão, ainda não se está), sei de mais uma pipoca e passo o dia fora de casa, descontrolada, a chorar, a ver muitas outras pipocas em todo o lado, e a pensar que Dante escreveu "cenas" sobre o ironismo. e não vou falar mais.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails