quinta-feira, 30 de agosto de 2012

mais uma moeda na lavandaria

confesso que ainda não percebi porque é que tantos americanos vão lavar roupa diária à lavandaria! lembrei-me disto, pronto.

tenho neste momento mais uma máquina de roupa pronta, roupa da Bichinha. só clara. tenho ali outro monte de escura (não dará para uma máquina inteira, logo vejo como faço). desta vez, tenho roupa até aos 24...36 meses! é roupa usada, mas em excelente estado. não tenho problemas nenhuns com isso.

tinha pensado em não lavar já a roupa maior, mas a verdade é que nas últimas semanas estou ainda mais sensível do olfacto. tudo a lavar :)

e.. não se esqueçam de lavar também os cabides, móveis e tudo o que estará em contacto com a roupa dos babys! especialmente nos primeiros meses, todos o cuidado é pouco. e já repararam em como coisas como cabides apanham tanto pó nas lojas?

e na minha opinião, em vez de limparem com um pano (mesmo que húmido), o melhor é mesmo colocarem-nos dentro dum recipiente qualquer, lavar com água e detergente (usei um normal da loiça), muito bem enxaguado no fim e secar! prontinhos para receber a roupa pequena!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

eco mamária - good update!

isto de ter de fazer uma ecografia mamária às 39 semanas de gestação tem muito que se lhe diga! ainda para mais, após duas médicas diferentes fazerem a palpação e aconselharem a eco antes do parto.

quanto à médica radiologista, uma querida.

assim daquelas senhoras na casa dos 50's, que se tem a sensação que tiram a maquilhagem com uma espátula e não com um disco de algodão. fazem-me sempre lembrar a minha primeira ginecologista: fria, fria, fria, tiazorra sem qualquer estilo, baton a meio quilómetro da linha do lábio, unhas sempre impecáveis e com anéis daqueles de ouro que se vêm à distância (já vos disse que era ginecologista, certo?).

mas esta, uma querida. após várias perguntas sobre a gestação e as razões de estar ali, perguntou o que a obstetra tinha dito aquando da palpação. respondi "que podia ser do leite, mas para ficarmos descansados e como tinha consistência incerta, para fazer a eco rapidamente". e a senhora disse "então e é mesmo isso, do leite! fique descansada. de qualquer forma, se após algumas semanas do parto continuar, deve fazer uma nova ecografia, mas para já não há razões para se preocupar!".

e foi assim, a minha tarde. fiquei a pensar que hoje devo ter acordado um pouco triste não pela Pimpolha ainda não ter nascido (nem sequer descido tudo), mas sim por esta preocupação, e pela preocupação de não ter tempo para fazer a eco antes do parto.

Filhota, já está a eco feita. vem cá para fora ter com os papás!!! :D

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

sorrisos pelo correio

hoje dia cheio.

9.30 - centro de saúde
renovação da baixa médica. continuo a não ter autorização para sair de casa (segundo a médica-mor do meu agrupamento! felizmente que não tem sido ela a atender-me nas últimas vezes, mas como é ela que assina a baixa, vai mesmo assim), apesar de estar com 39 semanas e da médica que nos viu, dizer que devo andar muito. ando com séria vontade de esmurrar algumas pessoas!... anyway, coração forte e, realmente, é melhor fazermos ecografia à mama o mais breve possível (aka, antes do parto!).

10.40 - CTT
levantar uma encomenda que tinha recebido. enviar baixa para Segurança Social. enviar baixa para Work (despachar tudo porque espero ter pouco tempo esta semana).

11.00 - home
o A esteve a colocar as coisas a jeito para o trabalho à tarde (primeiro dia após férias), eu estive a abrir a encomenda. e estava isto lá dentro, sem sabermos, e foi tão boa a surpresa - obrigada S! :D

12.00 - centro de radiologia
conseguimos eco para amanhã à tarde. vou ter de chatear alguém com as boleias (porque é mesmo muito para eu conseguir sozinha - porque a realidade é que não consigo mesmo, muito menos às quatro da tarde, e para o A não ter de faltar). mas pelo menos conseguimos em tempo (em princípio) útil.

12.30 - hospital garcia de orta
a melhor parte foi mesmo ter de repetir o que tinha feito 3 horas antes no CS - xixi para a palheta, pesar, medir a tensão, cereja em cima do bolo: ser à frente de todas as pessoas presentes na sala. enfim.
CTG, abertura do nosso processo periparto no HGO, perguntas e respostas e conversas e toque (um pouco mais bruta que a minha OB, but well.....). a Bichinha continua muito para cima. mantém-se apenas um dedo de dilatação. preferia mais, mas enfim. andar muito e ao colocar creme nos mamilos, rodá-los (ou como diz o A, sintonizar rrrrrrrrrrr) - isto estimula a hormona do leite, que é a mesma que provoca o parto. sabias? afinal que o dia previsto do parto não devia ser 5 setembro, mas sim dia 2 setembro. neste momento.. what ever! só queria mesmo que a data real fosse antes disso (aliás, com tantas mexidas nas datas, logo desde o início, não há-de a nossa Piolha andar baralhada sobre o melhor dia a nascer?!). sendo assim, encontro-me hoje com 39 semanas e 1 dia. se não nascer antes, nova consulta dia 7 setembro, para novo CTG, toque, e marcarmos indução.

tenho dito.

destralhar o quarto das crianças

destralhar com a Rita, dia 7

querem um quarto mais destralhado do que este? :)


 bem, estas são só duas das várias partes :)

considero que o quarto das crianças deve ter as coisas das crianças. no entanto, e apesar da nossa casa até ter bastante arrumação, como temos ainda bastantes coisas e a arrecadação não tem condições para colocarmos quase nada, acabamos por colocar algumas coisas aqui. aquando da segunda criança, ou vem outra Bichinha e tudo o que não for delas tem mesmo de sair do quarto, ou vem um Bichinho e teremos de pensar em opções mais radicais. como não vamos deixar tudo para essa altura, há algumas coisas a destralhar, num futuro mais ou menos próximo. essas zonas que precisam de maior trabalho são:

lado esquerdo do roupeiro, onde neste momento temos:
  • tábua de engomar, escadote, estendal interno
  • roupa pouco usada -  robes turcos, gravatas e fatos do A, o nosso fato e vestido de casamento
  • toalhas dos wc
  • duas banheiras da cachopa
  • a cadeira (para mais de 6 meses) da Quinny
  • mantas do sofá
  • toalhas de praia
  • caixa com as minhas malas
  • nas partes de cima - almofadas e coisas sazonais
destralho-dreams a ... prazo:
  • roupa pouco usada - despedirmo-nos de alguma, colocar a restante no nosso roupeiro
  • caixa com as minhas malas - rever e despedir-me de algumas
  • toalhas, mantas, caixa das malas - quando o roupeiro do hall estiver reestruturado, vai haver espaço para isto tudo
gavetas da cama de solteiro, onde neste momento temos:
  • tapetes dos wc e cozinha
  • caixa de costura
  • roupa de casa ainda nunca usada
  • algumas peças não acabadas de ponto-cruz
  • pantufas de inverno (aquando do verão)
destralho-dreams a ... prazo:
  •  quando o roupeiro do hall estiver reestruturado, vai haver espaço para algumas destas coisas
  • pensar onde posso arrumar as outras coisas

domingo, 26 de agosto de 2012

destralhar a cozinha

destralhar com a Rita, dia 6


após o desespero do escritório, aqui volto a ter razões de orgulho (mais uma vez, o nosso maior problema é a desarrumação do dia-a-dia, e não o destralhamento):
  • existem espaços ainda por encher nos móveis da cozinha
  • só temos o que usamos
  • não temos coisas em duplicado
  • a bancada está o mais vazia possível, detesto ver muita coisa e não acho nada prático. pequenos electrodomésticos estão dentro dos armários - esta semana está com um arranjo de flores "a mais" herdado no casamento do fim-semana passado
 
  • só temos uma colecção de talheres para o dia a dia, e uma para visitas, usado com muita frequência
  • arrumo com frequência a gaveta dos talheres e dos talheres grandes e tento sempre destralhar um pouco mais
  • temos um serviço de loiça para uso diário, outro para visitas. tudo é usado com frequência
  • no espaço do armário reservado a copos, daria para termos o dobro dos copos
  • a zona de detergentes está normalmente super arrumada (acho que tenho um fetiche por detergentes)
 
  • como detesto gastar dinheiro quando temos coisas antigas, leia-se "que já não está na moda mas que funcionam na perfeição", temos um conjunto de chávenas de café que não gostamos, mas como o conjunto do serviço diário só dá para seis pessoas e muitas vezes precisamos de mais, estamos à espera que o feio se parta para comprar um giro - ainda temos todas as peças sem um único risco. rrrrr!!!

destralho-dreams a curto prazo:
  • fazer uma bolsa própria para a faca do pão, de modo a poder colocá-la dentro do saco do pão - alguém tem ideias?
  • rever as nossas caixas de plástico - não precisam de ser destralhadas mas sim repostas por novas
destralho-dreams a médio prazo:

sábado, 25 de agosto de 2012

destralhar o escritório

destralhar com a Rita, dia 5



ui... ui.. ui! LEMBRETE, estou grávida, tenho passado toda a gravidez com tudo o que tenho direito (super cansaço, enjoos, vómitos, azia, sono, blá blá.. e sim, mesmo após primeiro trimestre).

se este destralhamento fosse há um ano atrás, seria possível que já não arrumasse papéis há uns tempos e por isso tivesse de voltar a fazê-lo, diria que tinha de livrar-me de papéis e coisas antigas (como cartas e fotos herdadas com imagens de pessoas que desconhecemos). também diria que não tinha quarto dos miúdos, e que o que seria quarto dos miúdos era o quarto do "mete-para-aí", dividido entre um pequeno ginásio e tralha, muita tralha a ser destralhada a loooongo prazo, teria de decidir se queria mostrar fotos desse quarto ou não :) e teria fotos light & clean, como estas...
 








hoje em dia a coisa é muito diferente :) o quarto inexistente, virou o quarto da nossa Bichinha. tirámos tudo desse quarto (tudo!), tentando logo deitar fora alguma coisa óbvia, mas como o objectivo não era esse, a maioria ficou, e foi transportada para o escritório (ginásio incluído)!

um pequeno exemplo, que não tive coragem para mais:

se antes sentia o escritório como um local de sossego, hoje não. tenho um canto arrumado, que é o canto das tintas. e a única razão que o tenho arrumado (e isto é vergonhoso, mesmo para "inglês ver") é por ser o canto visível fora do escritório e estava a irritar-me solenemente vê-lo todo desarrumado a cada vez que entrava no corredor.

FELIZMENTE, a Rita disse "Lembra-te que este destralhamento é para ser rápido; (...). Concentra-te apenas nas superfícies horizontais e no que está visível."

a prática do dia:
  • apanhar todo o lixo óbvio
  • arrumar a roupa que está pronta a ser arrumada
  • dar um jeito rápido nas muitas caixas e cenas e cenas e cenas no chão
  • arrumar a secretária (ultimamente o portátil está na cozinha, por isso a secretária virou mega-prateleira para tudo e mais um par de botas!)
  • ver se há canetas secas
  • até as plantinhas ficaram destralhadas :) 
antes - com um vaso médio mais vários pequenos com ervas aromáticas que não sobreviveram e uma planta com muuuuuuuuuuuuuitos ramos secos (à direita, infelizmente escondida na cortina):
depois - já sem os vasos vazios, com uma outra planta que estava noutro local, e com os ramos secos retirados (neste momento já está novamente enorme mas toda verde):

taxo-dreams a prazo exequível:
  • reorganizar álbuns de fotos (algumas fotos que tirei para digitar e não voltei a arrumar no álbum) 
  • deitar fora cartas antigas (leia-se "a maioria", sei que para já vou deixar alguma coisa, mas espero que só o muito importante mesmo)
  • ver fotos herdadas e decidir o que ficar
  • continuar a ver se quero alguma folha de revista, fotografar e passar para o evernote, deitar as revistas fora
  • ver todas as caixas meta-tralha e livrar-me do mais possível
  • voltar a destralhar as gavetas da secretária e do bloco de gavetas
  • decidir o que fazer com a colecção de selos, diários, agendas antigas, aquário vazio...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

destralhar o hall e pseudo-corredor

destralhar com a Rita, dia 4

no meu caso, mini-mini-corredor. tão mini que não tem nada! hall, realmente um local onde infelizmente colocamos montes de tralha quando chegamos da rua (sim, sim.. aquela tralha que nem deveria entrar).

a arrumação que temos e o que já fizemos para o minimizar:
  • felizmente temos um roupeiro no hall :) lá estão os nossos casacos e sapatos. nas gavetas tem a roupa de trabalho do A e panos do pó
  • temos um despeja bolsos para chaves & cia
  • os expedits são espectaculares! (já temos 3 cá em casa). o do hall tem reservado um quadrado para colocar a minha mala e a bolsa do A, infelizmente, ainda não nos habituámos a usá-lo como tal. acaba por ser um espaço "meta-tralha" esvaziado menos vezes do que deveria
  • colocámos duas caixas de arrumação lekman na expedit: uma reservada a tudo o que os peixinhos necessitam, outra para guardar cachecóis, luvas e chapéus
destralho-dreams a curto prazo:
destralho-dreams a longo prazo:
  • colocar alguma decoração no corredor
  • reformular o interior do roupeiro do hall - acrescentar uma zona maior vertical para o calçado, libertando o chão, e termos uma zona de prateleiras, para toalhas e cenas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CTG & Toque

dia de consulta. pensava eu, uma consulta normal para vermos as últimas análises, peso, mini-eco e apontar tudo no livro da grávida.

mas não. fizemos o nosso primeiro CTG e o Toque (ai.. o meu primeiro toque...).

Prepararam-me para o CTG e disseram para eu estar virada para o meu lado esquerdo e de resto para estar normal. passados uns 20 minutos veio uma enfermeira e:
- então, pela informação do CTG, está a sentir a barriga rija muitas vezes, não é?
- huuuum... não!
- está com tosse?

... conclusão: ninguém nos disse q não podia rir, então eu e o A estávamos a dizer parvoíces um ao outro! assim mesmo daquelas de gargalhada descontrolada!! mais imenso tempo :)


que está tudo bem. a médica diz que a moça é capaz de ficar cá dentro mais uma ou mesmo duas semanas. a ver. a semana passada encontrei um caroço no peito, e por indicação da enfermeira da PPP, pedi à médica para ver. ela esteve a palpar e disse para pedir no centro de saúde uma ecografia mamária. a ver também.

destralhar a sala de estar e jantar

destralhar com a Rita - dia 3

eu acho que o destralhamento já foi feito quase na totalidade! diz-me tu:

sala de estar (apoio de arrumação - móvel da tv e uma prateleira):
  • não temos mesa de centro (alguma vez pensaste nesta possibilidade?) - tínhamos na casa anterior mas decidimos não a levar, por um lado não gostávamos do estilo e não se adaptava à mobília que pensávamos comprar, por outro lado, expliquei ao A que preferia não ter, que só serve para bloquear o espaço e a vista, e muito em especial, para colocar tralha. nunca nos arrependemos!
  • dvd's e jogos estão todos na prateleira, ofuscados por uns quadros
  • cd's que não de música estão dentro duma caixa, arrumados no móvel da tv
  • leitor de dvd's e playstation (que são pouco usados), disco externo, jogos de tabuleiro, etc também dentro do móvel da tv
  • os comandos estão num cesto de vime (era da minha mãe, mas ia desfazer-se dele. então eu perguntei se ela podia forrar com tecido o interior e a base - para não riscar o móvel - adorámos o resultado

sala de jantar (apoio de arrumação - um aparador):
  • apesar de termos iniciado a nossa vida conjunta com muuuuuita loiça e loicinha e loiçona, neste momento temos a que usamos. existe uma única excepção: loiça de barro - eu não sou fã, ou melhor dito, para uso em casa, não gosto mesmo. o A adora. resolução? fizemos um ajuntamento de tudo o que tínhamos e escolhemos algumas (muito poucas) peças. eu não tenciono fazer grande uso cá por casa, mas confesso que gosto desse tipo de loiça nas churrascadas, que vamos fazer na nossa vivenda, aquela que está nos nossos sonhos...

destralho-dreams a curto prazo:
  • motivar o senhor cá de casa a livrar-se de jogos que já não usa

  • caixa para brinquedos ainda não é necessário, mas possivelmente daqui a um ano já será

destralho-dreams a longo prazo:
  •  que eu não sou nada de querer trocar algo antigo, leia-se "que já não está na moda mas que funciona na perfeição", por algo novo. não sou de modas, não sou. mas a nossa tv-trambolho incomoda-me visualmente! o móvel ficaria muuuuito melhor com uma televisão mais magrita =)

Red Lights - Mentes Poderosas

EPÁ! conseguimos ir ao cinema UMA VEZ durante a gravidez! :)

gosto muito de filmes (mais do que de cinema), mas também gosto muito do ritual de irmos ao cinema. sempre pensei que durante (e antes) da gravidez tinha de ir muitas vezes ao cinema, tentado compensar os tempos vindouros. no entanto, há sempre coisas a fazer e.. e... e...

mas fomos hoje. escolhi eu. Red Lights - Mentes Poderosas.

gostei, não sei. acho que sim. a nível de actores, gostei mesmo muito. no geral gostei, achei que não houve uma transição relativamente coerente entre a maioria do filme e o desfecho. não gostei, no final, quando ele narra a carta escrita, da repetição do "fui eu? fui sempre eu." para mim, este tipo de pensamentos são para o espectador, não para ser dito directamente no filme. resumindo, gostei! :)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

destralhar as casa-de-banho

destralhar com a Rita, dia 2
continuando nas razões para estar orgulhosa ou o destralhamento já feito:
  • não tenho nas casas de banho coisas que não usamos (nem visíveis, nem dentro dos armários)
  • destralhei à pouco tempo os locais mais possíveis de ter "meta-tralha"
  • adoro as caixas (a fingir de gavetas altas) que temos para os cremes que uso
  • não uso uma embalagem sem a anterior estar vazia, logo não existem 3 champôs a serviço
  • tudo o que não está a uso, está na dispensa
  • estive imenso tempo à procura de uma base para os perfumes, encontrei-a. agora estou a ponderar colocar na base umas velas e os perfumes todos na gaveta que ficou quase vazia - neste momento como não consigo colocar perfume em mim, está assim:

  • como não tinha arrumação na casa de banho da suite, colocámos há uns tempos umas prateleiras de apoio, actualmente com dois cestos: 1 com cremes & cia do A, outro para coisas pequenas como a máquina de rapar o cabelo, etc
algumas fotos.. wc maior
.. wc menor (tanto jeito para fotos que eu tenho) 




destralho-dreams a médio prazo:
  • colocar um móvel-lavatório - e um poliban e portas do poliban e espelho - no wc da suite para ter mais arrumação e ficar mais bonita

destralho-dreams a longo prazo:
  • se tirasse o actual roupeiro do nosso quarto, podia acrescentar um pouco - é só mesmo um pequeno rectângulo - ao wc da suite (já por si pequeno) e ficava mesmo com um canto ideal para colocar um móvel estreito para toalhas.OH RITA, que tal mostrares o interior do vosso móvel das toalhas e companhia? é tão giro! quantas toalhas, lençóis e companhia são necessários para caberem num armário tão estreito e não haver falta numa casa? :)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

destralhar o quarto casal



destralhar com a Rita, dia 1

primeiro pensamento - obrigada pelas fotos Rita e por mostrares sem medos o teu quarto "antes" :) tão bom descobrir que não sou a única pessoa que nem sempre arruma a mala de viagem logo nos primeiros minutos após chegar a casa!

já fiz várias sessões de destralhamento nos últimos tempos:
  • roupa que já não usava/ já não estava em condições mas eu insistia em guardar para um dia que não tenha mais nada, ou não saiba o que usar, ou...
  • brincos e companhia
  • gaveta das bagunças, perfumes e cia
  • também não existe em locais visíveis nada que não seja usado regularmente, coisas sem sentido, decoração que consideremos excessiva. dentro do roupeiro, existem alturas mais desarrumadas, mas não existe roupa que não use, cuecas da avó ou meias para coser

confesso que o nosso grande problema não é o destralhamento mas sim a arrumação, tenho plena noção que o quarto fica facilmente desarrumado.
  • em primeiro lugar, não fazemos a cama todos os dias - admito! os motivos são muito simples: 1 - os turnos do moço; 2 - se a cama ficar só 10 min a respirar, as alergias atacam-me na próxima noite. e só isso é, como todos sabemos, uma grande razão para chegar ao quarto e soprar
  • em segundo lugar, é uma dificuldade colocar a roupa no local apropriado, tendo em atenção que o A trabalha por turnos e que há semanas que quando chega a casa eu já estou a dormir
  • conclusão, mais do que destralhar, o quarto precisa de ser arrumado, especialmente a nível de roupa. para o bem e para o mal, tento que tudo o que ainda não tem destino ou que não vou já arrumar, seja colocado no escritório (antes era no "quarto da direita", agora transformado no "quarto da Bichinha"). não havendo tempo (ou paciência, ou..), acho preferível termos uma divisão assustadora do que estar a maioria da casa relativamente desarrumada

quanto ao moço (como destralhar o moço?!?!) conforme a semente do destralhamento foi surgindo em mim (e conforme tem crescido) tenho tentado mostrar-lhe os seus benefícios para o nosso dia a dia, e penso que ele gosta das alterações que ele próprio fez:
  • já há anos que não guarda frascos vazios de perfume
  • a roupa (já) é separada por tipos e funções
  • quando comprámos caixas de arrumação de apoio ao roupeiro, ele gostou (quase tanto) quanto eu :)
  • tento motivá-lo a descobrir, por exemplo, quantas t-shirts de andar por casa realmente precisa

a prática do dia:
  • fazer a cama (já passaram várias horas desde que o último se levantou)
  • colocar a roupa usada nos seus devidos lugares
  • arrumar roupa passada que ainda não tinha ido para o roupeiro

destralho-dreams a médio prazo:
  • pintar o roupeiro para um grande destralhamento visual (no espelho)
destralho-dreams longo prazo
  • arrancar o roupeiro e fazer nesse canto um espaço zen, com um chaise-long e pouco mais
  • fazer um closet num canto do escritório, abrindo acesso directo do nosso quarto :) sonhar é tão bom!
ps - não sei o que acontece às vezes que a formatação fica toda KO :(

destralhanço com a Rita

há uns tempos a Rita lançou um novo desafio - destralhar a casa em 7 dias.

eu aceitei-o. apesar de já ter passado algum tempo, não quis deixar de partilhar.

em primeiro lugar, fiquei muito contente com este destralhamento geral :) é claro que há sempre coisas a melhorar e destralhar, mas muito sinceramente, tenho muito mais dificuldade em manter as coisas arrumadas e como gosto, do que destralhadas - é-me cada vez mais fácil "aliviar a bagagem".

de qualquer forma, o grande objectivo da Rita são os locais visíveis e horizontais, pois tal como ela diz, o resto não dá para fazer tão rapidamente. e nesse sentido também fiquei muito contente pois já tinha muito trabalho feito anteriormente.

quero partilhar um "pequeníssimo" detalhe - eu comecei a receber ofertas para o meu enxoval muito nova (não tenho certeza, mas pelas datas que a minha mãe colocou nas prendas, diria que as primeiras que recebi devia ter uns... 5, 6 anos!) - isto significa muuuita coisa para trazer para no nosso lar. ainda para ajudar, o A herdou tudo o que estava na casa dos pais, usado ou não! quando mudámos de casa fizemos uma grande, grande selecção, mas na altura, a falta de tempo não deixou pensarmos muito (o que foi bom e mau). estas duas "coisitas" juntas.. bem, não imaginas a quantidade de tralhas que trouxemos (e que temos destralhado nos bons últimos tempos).

espero que gostes das partilhas dos próximos dias :) de qualquer forma, caso ainda não tenhas reparado, estou grávida, 38 semanas, e como quero mesmo postar sobre este assunto, em vez de continuar a adiar publicar sobre este assunto porque alguns destralhanços ainda não fiz, decidi fazer listas do que quero fazer.

hoje...

..decidi que podes nascer!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

daddy's birthday

o PAPÁ ADOROU!


sem ideias? o pai faz anos, a criança está dentro da barriga, queremos dar uma prenda especial ao papá mas dada a gravidez, nem sem a criatividade está em altas.

às vezes o melhor é mesmo keep it simple: uma mensagem escrita na belly com a Cachopa lá dentro, o pai a acordar e a mãe a dizer "acordei e tinha uma mensagem para ti". mostrei a barriga e sorrisos e emoções foram muitos! :)

sábado, 18 de agosto de 2012

aulas de preparação pré parto

hoje foi a última aula. estamos quase.

conhecemos pessoalmente a enfermeira no local onde trabalha, Hospital Garcia de Orta, no CIRMA - Centro de Infertilidade e Reprodução Medicamente Assistida. mas já duas pessoas de sítios muito diferentes nos tinham falado do profissionalismo dela. enquanto enfermeira no CIRMA, a parte profissional nem se coloca. depois foi o resto: o carinho, a atenção, a paciência, as perguntas que nos fez para que o acompanhamento fosse o melhor possível, o sorriso genuíno quando soube que estávamos grávidos. quando, sem querer, soube que ela dava aulas de preparação para o parto, decidimos logo que seria ela a nossa "preparadora" - Edite Russo.
 
custou-me que fosse a última aula. habituámo-nos a estes momentos. diferentes, em que escutamos alguém que consideramos idónea, aprendemos, tiramos dúvidas, rimos, partilhamos. pensei que quando chegássemos ao fim estaria nervosa com o "está quase", mas cada vez sinto-me mais estranhamente calma e cada vez mais e mais feliz.

gostei que fosse a última aula. sinto-me muito mais preparada e calma, não tanto pela informação teórica pela qual as aulas foram compostas, mas pelos exercícios práticos e por todas as palavras. especialmente nas últimas duas semanas (a semana passada não tivemos aula) em que pensei muito. após pedir-lhe opinião por haver tantas pessoas a dizerem que na altura do parto não usaram nada do que aprenderam nas aulas, iniciou-se uma longa conversa... 
  • a importância da concentração. estarmos concentradas no que estamos a fazer e no nosso objectivo final, termos noção de nós próprias e de nos "puxarmos à terra" se virmos que a concentração está a fugir.
  • a importância de percebermos os nossos receios. admitirmos que temos medo (se e quando os temos). não pensarmos no problema, não é opção! decidir que estamos grávidas e que por isso o parto vai chegar e alguém vai tratar dele, também não ajuda. devemos pegar os nossos receios pelos cornos e enfrentá-los, sejam de que área forem. e o meu receio é tão simples - medo de EU não conseguir, de EU fazer alguma coisa que magoe a minha filha no trabalho de parto ou para toda a sua vida, no fundo, medo de não ser capaz.


as cenas das aulas (para os interessados)...

soube do Dharana, um local no Pragal onde trabalha. foram dois blocos de 4 aulas cada. falámos de legislação, gravidez, fases do parto, pós-parto, amamentação, cuidados com o recém-nascido, segurança do bebé, entre outros. e claro, desde a primeira aula tivemos exercícios práticos com objectivos vários. o espaço só por si é super relaxante, acolhedor e único.

ao despedirmo-nos disse-me "gostei muito" e eu respondi "nós gostámos mesmo muito" e obrigada! MESMO. há pessoas tão especiais que se nos cruzam.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

novo catálogo

adoro catálogos de coisas que adoro!

ainda no outro dia disse ao A "sabes, deve estar mesmo a sair o novo catálogo da IKEA", e não é que logo dois ou três dias a seguir recebi o email deles?

MAS ... nada de espreitar na net! o que gosto mesmo mesmo é de palpar a revista, virar cada página, ver cada pormenor (e não falo do cheiro da revista porque a gravidez não o permite).

ANSIOSA que apareça na caixa de correio!! :)

btw - JÁ CHEGOU! :D eu sei q sou um bocado parva e fico super contente com isto, mas ainda mais parva fiquei quando, no mesmo dia, ao darmos a nossa caminhada nocturna (leia-se, por volta das 24 horas), vi uma senhora com pelo menos mais 10 anos que eu: saiu do carro e um senhor foi estacioná-lo, abriu a caixa de correio, virou-se para o carro (a pelo menos 5 metros de distância) a agitar a revista e disse "chegou o catálogo da Ikea!", como senhor não ouvia, ela repetiu mais duas vezes, super feliz e quase aos pulinhos!

feedback TO DO's @ 14.08.2012

  • tirar sangue - FEITO: quando me sentei na cadeira de tirar sangue tive a sensação que nunca tinha estado ali sentada, porque a cadeira é tão incómoda que me lembraria de certeza. e a moça disse "já percebi que já não tem posição para se sentar em lado nenhum, que chata!"
  • tomar pequeno almoço - FEITO, claaaaaro!
  • fazer dois noivinhos em porcelana plástica - estão neste momento ao forno e estou em stress! este é o momento da verdade, tudo pode correr bem, ou mal.. :s
  • tirar do quarto da Bichinha tudo o que se possa tirar - FEITO pelo A
  • fazer jantar para nós mais tio-super-ajudante - FEITO, mas foi o A que fez tudinho :)
  • colocar no quarto da Bichinha
    • dois "penduricalhos" - INICIADO: um dos pendentes queremos colocar no berço, logo temos de arranjar forma de o prender. o outro, não foi ainda colocado mas colocámos o mini-parafuso que o vai sustentar
    • duas prateleiras - FEITO
    • um candeeiro - NADA feito: faltava um... dijuntor (??) uma cena!
    • dois estores - FEITO
é claro que também quero descansar - FEITO: logo a seguir ao pequeno almoço

as limpezas de que falei - INICIADO: aproveitei que a cama de solteiro estava fora do lugar, aspirei e lavei a cama parte de trás e o chão que fica debaixo da cama. ficou a secar.

o nosso ajudante vem cá quinta-feira colocar o candeeiro. já esteve a confirmar, e não é necessário fazer furos ou outra coisa qualquer que faça lixo. podemos limpar à vontade e voltar a colocar as coisinhas :)

terça-feira, 14 de agosto de 2012

TO DO today (after sleep)

  • tirar sangue
  • tomar pequeno almoço
  • fazer dois noivinhos em porcelana plástica
  • tirar do quarto da Bichinha tudo o que se possa tirar
  • fazer jantar para nós mais tio-super-ajudante
  • colocar no quarto da Bichinha
    • dois "penduricalhos"
    • duas prateleiras
    • um candeeiro (pensavas que era tudo par?)
    • dois estores (afinal não é tudo, mas quase!) 
é claro que também quero descansar - que vou arranjar tempo de certeza), e após os updates, gostava de, no próprio dia limpar pó, aspirar, lavar chão.... mas isso já será pedir de mais!


e agora vou para o sleep mode :)

terça-feira, 7 de agosto de 2012

imaginar um quarto II

lembras-te deste post? a forma que eu me lembrei de passar ao A as minhas ideias para o quarto da nossa Bichinha.. o desenho do quarto imaginado foi este:




como disse na altura, o A concordou e não fez qualquer alteração, claro que algumas coisas fomos vendo e discutindo depois. acho importante este processo de partilharmos ideias, estudarmos o potencial do local, o que pensamos fazer em cada espaço.. depois irmos comprando. é claro que adoro fazer este tipo de compras, adorava poder fazer tudo num só dia, chegar a casa, mandar montar e já está - mas fazer isto (além do poder fazer) tem pós e contras! quando desenhei, as ideias eram:


A - roupeiro que comprámos (já estava montado quando fiz o desenho)
B - cama de grades normal, em cor de madeira clara (nunca fui boa em cores de madeira)
C - árvore pintada por nós - um dos motes da decoração do quarto
D - passarinho (neste caso com gaiolas abertas), o outro mote da decoração



E - cadeira de baloiço, que desde miúda quis ter.. e não é que o A também?
F - candeeiro com abajur simples e branco, com tsurus pendurados para decorar
G - móbil / penduricalho com luzinha e música
H - móvel "normal" usado como trocador
I - colchão-trocador rígido
J - prateleira estreita para o que for preciso
K - almofadas grandes (o A herdou duas fronhas muito giras e enormes, pedi à minha mãe para fazer almofadas para as encher)
L - um tapete, não muito infantil
M - cama de solteiro, já herdada


na altura não coloquei nada nas cortinas por uma questão de espaço no desenho.. ou será que nem me lembrei? :)

o que achas do projecto?

MAS tenho para mim que certas coisas têm razão de ser. ao irmos fazendo as coisas aos poucos, vamos percebendo que algumas ideias na prática não funcionam, ou que afinal não gostamos assim tanto de as ver. SERÁ QUE está a ficar tudo semelhante?

update

já só falta encontrar as cortinas - mais propriamente japonesa ou estore em tecido. não queremos nada muito abonecado. alguém que me envie ideias?

:)

btw... tudo o que precisa ser montado, será montado para a semana. o ideal seria as cortinas serem nesse mesmo dia. fotos brevemente. para já, fica uma foto tirada há duas semanas..

update do update - estores comprados :D

segunda ou terça ou máximo quarta da semana que vem, dia do nosso ajudador PJ vir cá jantar e montar só o candeeiro (pensa ele para já!)

domingo, 5 de agosto de 2012

compras para o quarto da Bichinha

daquelas boas!!estava cheio, verdade (realmente quem se lembra de ir para a ikea, primeiro fim-semana do mês, no sábado à tarde?). tornou-se muito cansativo, verdade. mas as compras foram boas.

o que tínhamos como base:
  • protector de cama de grades kompisar 
  • as prateleiras para molduras ribba (uma grande e outra pequena - ansiosa por colocar)
  • tapete - a ver melhor na loja, mas altamente inclinados para um de "adulto" e escolhemos o aborg (no site parece mais roxo, mas é mais para o rosa). no entanto ao chegarmos a casa, percebemos que apesar de ser um quadrado de um metro, no quarto da nossa Bichinha parece um individual para comer! :s vamos à procura de outras hipóteses, ou compramos outro e devolvemos este, ou compramos outro igual
  • candeeiro - a ver melhor na loja. a minha ideia inicial foi comprar um cabo, um abajur branco e decorar com origami, no entanto, apesar de gostar muito, percebi que o A .. mais ou menos. encontrei no site a flor onsjö, mostrei ao A, que gostou e iríamos ver lá melhor. eu fico sempre com receio, nestas novas coisas da lâmpada estar incorporada no candeeiro (estou tão velha) - e se se estraga prematuramente? e se ainda não foi estudado mas fizer mal às crianças? estou a passar-me ao colocar um candeeiro assim no quarto de uma criança? quando o vimos na loja percebi que não havia razões a temer, adorámos os dois. é muito giro e fiquei mesmo contente por ele gostar. já estava a ficar super feliz por só ficar a faltar as cortinas. de qualquer forma, fomos perguntar se as mini-lâmpadas se mudavam ou não. abençoado senhor que nos informou tão bem e ajudou na decisão "é tudo um conjunto, as lâmpadas não são substituíveis. o candeeiro dura 15 anos e é decorativo, não tem força suficiente para iluminar uma divisão". obrigada senhor! compraríamos o candeeiro, mas precisamos de um candeeiro e não de decoração para o tecto, precisamos de luz. foi pena.
Anyway.. estou ansiosa por colocarmos tudo isto mais as peças decorativas que trouxemos:



 confesso que adoro este tipo de móbil tão simples :)

sábado, 4 de agosto de 2012

casa cheia o dia todo

adoro ter gente cá em casa. adoro. tenho pena que ultimamente seja menos frequente, mas o cansaço já é muito.estávamos já há uns tempos a pensar convidar dois casais para jantar e um outro casal que só pode vir almoçar. entre conciliar férias várias, horários do A, isto e aquilo, nem quis acreditar quando ficou tudo para o mesmo dia - foi sábado passado.

apesar da enorme dificuldade em preparar menus semanais, é com facilidade que preparo menus para festas cá em casa. adoro! pensar, escrever os menus, dividir tarefas, fazer a lista de compras, preparar tudo nos dias anteriores, ir às compras (bem, desta vez não! estava a sentir-me tão tão cansada que me arrastei pelo supermercado. parece que estive horas lá dentro. não me conseguia concentrar minimamente, não encontrava as coisas, as pessoas irritavam-me! enfim, cenas de grávida).

almoço para quatro
entradas:
gambas cozidas com maionese (de compra) simples e com alho picado no momento
pão de alho
queijo (o A é alérgico a marisco)
pão

principal:
pizza caseira - como apostámos nas gambas, pensámos em algo simples como principal. a preocupação foi os ingredientes. os nossos convidados não gostam de algumas coisas, mas tudo se resolveu com um simples telefonema.
  1. peguei no tabuleiro do forno, massa de pizza em cima (não havia massa rectangular por isso comprei duas redondas e adaptei)
  2. aproveitei para o molho-base umas mini-saquetas de ketchup e juntei natas para ficar mais cremoso, por cima cebola
  3. metade ficou com pizza de atum - cebola cortada às fatias finas, atum escorrido, azeitonas, queijo
  4. metade ficou com pizza de fiambre - cebola picada, fiambre  cortado aos cubos, ananás, cogumelos, queijo
sobremesa:
crepe de chocolate com gelado de banana split

jantar para seis
entradas:
queijo
pão
as gambas que ainda havia, com maionese (de compra) simples e com alho picado no momento
trouxeram paté e presunto


principal:
bacalhau à braz (keep it simple)
salada de alface
salada de tomate e requeijão

sobremesa:
gelado de 4 chocolates
gelado de caramelo
resto do gelado de banana split
trouxeram doce de nata com oreo

queria ter adiantado muita coisa na sexta-feira, mas com todo o cansaço e má disposição, não consegui. mesmo quando pensava que ia conseguir adiantar, houve vezes em que pensei "vou arrepender-me disto" ou "vou ficar KO a meio da tarde, pedir desculpa e dirigir-me à cama", etc. mas acordámos relativamente cedo e conseguimos adiantar tudo o necessário (o A ainda teve de sair para umas compras frescas), eu mesmo mais lenta, fui fazendo as coisas. como o casal do almoço ainda não sabe o caminho para nossa casa, tivemos de sair para os ir buscar. correu tudo bem. entradas de gambas proporciona refeições longas e bem conversadas. matámos saudades mas queria mais. na hora do café, queria apanhar ar e fomos à rua, antes disso, trocar de roupa porque grávida que é grávida fica facilmente com as mamas e barriga com chocolate e gelado. olhámos para o relógio, quase seis. eles tinham de estar em casa deles (ainda um pouco longe) por volta das seis. nós tínhamos dito à malta do jantar que podiam aparecer a partir das sete!! mas deu. fomos ao café descansados, levámo-los para fora do caminho desconhecido. chegámos a casa, loiça a lavar, jeitinho aqui ou ali, esvaziar a máquina da loiça, lavar toda a salada e prepará-la para ser amokinada perto. ainda deu para o A ir à rua fumar, ainda deu para nos esticarmos um bocadinho no sofá, pernas ao alto. ainda deu! haja vontade. e amigos dos bons!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

o filme de onteontem

Down With Love - Abaixo o Amor (2002)

ou ando muito crítica ou com muito azar no que vejo. ah, mas ADOREI as roupas que por lá passaram :)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

hoje sonhei...

contigo, minha Bichinha boa que vives dentro de mim.

acordei arrepiada! a maioria das vezes que a Piolha se mexe, sinto os pés dela na minha barriga e já houve 2 vezes que ela fez tanta força que tive mesmo a noção que a podia ter agarrado - adorava ter filmado até porque o A não viu. então hoje sonhei que ela começou a fazer força e eu comecei a mexer na barriga e como a força era muita, mais uma vez tive a sensação que poderia agarrar-lhe. mas depois fez tanta tanta força que me rasgou a pele e saiu (devo-me ter inspirado na gravidez da Bella Swan)! foi assim uma coisa muito muito rápida. não me doeu, não fez sangue e inclusive depois fiquei a pensar que tinha sido um parto vaginal (muito difícil de explicar). cm foi tão rápido, claro que a miúda caiu no chão, mas estava bem, assim toda suja a tentar abrir os olhos.

quando peguei nela (não sei como já estava limpinha), a minha primeira preocupação foi se havia algum problema, e era mesmo toda perfeitinha. MAS o que realmente me impressionou, foi que os olhos dela procuravam-me tanto como eu procurava os dela, para finalmente a conhecer. ela também me queria conhecer, ela também ficou encantada quando soube que era aquela cara que tinha a voz e o cheiro que já conhecia. foi muito forte. muito difícil de explicar o que senti. muito forte. lembro-me bem das feições (nada a ver comigo ou com as eco's), lembro-me tão tão bem dos olhos dela muito abertos para me verem.

o A ficou triste de não ter estado comigo no parto, mas aliviado e contente por ter sido muito rápido e indolor. a baba era muita pela filha.

claro, depois começou a aparvalhar (ou não seria um sonho meu). não fui ao hospital ver se estava tudo bem, mas até estava contente por não ter ido porque soube que não deixavam as pessoas lavar a cabeça enquanto estávamos lá (crenças antigas, hein?!). coloquei-a num sitio (acho que alcofa) para a mostrar a todos e só muito tempo depois me lembrei que não lhe tinha dado leite nem uma única vez!!

acredito que há coisas na gravidez que nos influenciam a não ter receio do parto (ou a diminuir esse receio). à medida que se aproxima, os pensamentos e a preocupação sobre o assunto aumentam de frequência. no entanto também aumenta o cansaço físico da gravidez, algumas dores e desconfortos, coisas que nos fazem querer que acabe, que nos dão força para enfrentar da melhor forma e atitude o parto. E TAMBÉM a vontade de os conhecer aumenta tanto.

a minha vontade de te conhecer, a ansiedade para poder finalmente olhar para ti, por ti. ter-te nos meus braços, cheirar-te. partilhar-te com o pai (deixar de existir, por exemplo, os pontapés que o A não pode sentir da mesma forma), celebrarmos a nossa família a aumentar, aquela que esperámos tanto.

estou há quase oito meses com o "será mesmo verdade?", a barriga cresce mas acho que não, sinto os pontapés e as reacções à minha voz e pergunto-te se estás mesmo dentro de mim. e depois, um sonho forte.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails