segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

o nosso natal

teve direito à mãe natal e tudo :)


espero que tenhas tido um especial Natal, e que a passagem para 2013 seja do best! =)

domingo, 30 de dezembro de 2012

cheiro a (ti) bebé

soube no momento em que te puseram em cima de mim. nunca tinha pensado nisto e naquele momento apenas soube. o teu cheiro. sabia, claro, o que era "cheiro de bebé" mas o que não sabia era que cada bebé tem o seu cheiro que uma mãe o pode reconhecer em qualquer lado, sobrevivência. e naquele dia soube por um instinto que passou a ser meu, o de mãe.

sábado, 29 de dezembro de 2012

heart food

no primeiro saco de batatas para fazermos a primeira sopa da nossa Piolha veio esta. um óptimo pressagio :)

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

natais comidos

com a nossa Piolha a gozar os seus primeiros meses, o Natal tinha de ser cá em casa!

os menus de natal foram relativamente normais, relativamente diferentes dentro do tradicional.

jantar 24 dezembro
queijos, frutos secos, ovo com farinheira, azeitonas, pão, bacalhau com natas, couve portuguesa salteada (consoada sem bacalhau e couve portuguesa não é natal na família), saladas, sumos, vinho, aletria, arroz doce, filhoses, sonhos, tronco de natal, bolo rei, bolo rainha, bolachas suíças cobertas de glacé, entre outros doces.

almoço 25 dezembro
queijos, frutos secos, azeitonas, patés, tostas, pão, arroz de pato, borrego com batatas, puré de castanhas, saladas, sumos, vinho, os doces de ontem, sericaia, bolo-bom-pecado.

sábado, 22 de dezembro de 2012

bolachas

começar a preparar as prendas de Natal.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

fralda's outfit 2

bolas rosa e verdes, da piriuki

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

fralda's outfit 1

flores sobre chocolate, da piriuki















decidi mostrar as nossas fraldas reutilizáveis




segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ofertas para recém nascidos & cia


 tens uma criança nova na família e sem ideias de ofertas para uma prenda? ou queres oferecer algo ao recém nascido com significado e realmente valioso? ou oferecer algo aos pais que realmente celebre esta nova vida?

- roupas: deixam de servir rapidamente e nos primeiros meses há sempre muitas pessoas a oferecerem. acaba por ser o presente fácil. mas caso ofereçam, não se esqueçam de pensar na altura do ano em que se estará quando a criança tiver idade para as usar, tentem pensar um pouco nos gostos dos pais mas colocando o vosso próprio cunho;

- brinquedos, utensílios /decoração e afins (ou seja, "dodô's", brinquedos para o ovo, mobiles para o berço, etc): perguntem aos pais o que precisam, por favor! eu e o A fomos daqueles pais que não conseguíamos não comprar, só após muitas compras começámos a interiorizar "depois vamos ter repetido" e lá nos conseguimos acalmar e questionávamo-nos "isto é daquele tipo de coisas que nos podem oferecer?". no entanto, nunca gostámos de estar à espera de contributos, e lá fomos comprando muita coisa. na verdade, só houve uma coisa que pensei "podia não ter comprado que me ofereceram parecido", mas como são coisas decorativas e muito simples, não fica nada mal ter dois. uma ideia boa, almofada de amamentação, após muito procurarmos, inclusive marcas xpto a preços estúpidos, encontrámos as da Zippy - tamanho muito bom, enchimento excelente, preço melhor ainda! nós comprámos relativamente cedo porque fiz barriga também cedo e senti necessidade de um apoio melhor para dormir do que uma almofada normal, esta é grande o suficiente para colocar uma ponta por baixo da barriga e outra entre os joelhos. uma ideia má, fraldas reutilizáveis (se não perguntámos aos pais), quem as vai colocar a uso e ter o trabalho é que deve tomar esta decisão, e como aqui a qualidade paga-se mesmo, é uma prenda muito arriscada;

- lembranças personalizadas: na realidade pode à mesma ser um "dodô", brinquedo para o ovo, mobile, mas personalizado e logo muito mais especial. para mim, ganha mesmo muitos pontos extra quando se trata de coisas hand made;

- (e para mim, o mais importante) tempo: e como se oferece tempo? em primeiro lugar perguntando ao casal quando podemos aparecer, e depois, podemos fazer em nossa casa algo para levarmos - uma sopa, uma carne assada, algo do género, se formos muito íntimos, podemos perguntar se querem ajuda para tirar a loiça da máquina e arrumá-la (ou coisas do género), ou simplesmente, pegarem no bebé e dizerem "vai lá tomar um banho enorme", "vai lá ao café devagarinho", "vai lá fechar a pestana até à próxima mamada"...

produtividade entre sonos

durante a noite, quando a D acorda pr mamar,tem alguns momentos zen e, quando volta para o berço eu não me deito logo porque entre barulho e acomodar q me deixam  alerta, voltar a dormir pode correr muito mal.
então nos momentos zen costumo ir num instante ao xixi. após ter ido para o berço,as actividades são muito diversas:
- comer
- virar a roupa do estendal interior (tento sempre não ter roupa para estender por demorar mais tempo mas eu tenho dificuldade em não o fazer)
- despejar o depósito de água do desumificador
- ver o tempo para os próximos dias e decidir se devo pôr mais roupa a lavar
- dobrar roupa (ponho sempre um limite de peças para não me distrair)
- arrumar roupa
- fazer ponto cruz
- embrulho uma prenda (nesta época natalícia)
- ver o meu email
- estar um pouco na net
já me apercebi também que me custa mais o acordar das 9 - 10 horas que o das 4 - 5 horas..

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

conversa com Deus

há uma semana vi algo que me atingiu. o que vi não interessa, interessa que senti que não tenho muita gente à volta a oferecer ajuda.

falei com Deus, desabafei com o A. a oferta de ajuda surgiu mas, já tinha surgido antes mas apenas na teoria e por isso não pensei muito nisso. e hoje, do nada, exactamente e como sempre (ou quase) acontece comigo, quando não estava a olhar, apareceu!

seria muito difícil outro tipo de ajuda que não o de hoje - ficar com a nossa Piolha, aqui mesmo ao meu lado. brincar com ela, mimá-la. fazer-me sentir mais confiante para quando eu for trabalhar. apenas sentar e ficar. falar, desabafar coisas que nunca pensei dizê-las tão abertamente. claro que eu andei tipo barata tonta. "não queres ir descansar?", na minha cabeça isso nem se colocava. fazer uma comida, e outra. lavar e congelar hortaliças, apanhar roupa, estender roupa... . sentar e ficar. obrigada Pai!

comidinha e roupa lavada

mais uma tarde que consegui dedicar-me a tratar da agricultura biológica que a tia mandou. desta vez foram couves portuguesas.
e antes de me ir deitar,quando estou a pôr roupa dela a lavar, descubro que aquele vestido lindo diz "lavar a seco"!!!!! como pode isto acontecer em roupas de bebés tão pequenos?

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Plumb - my sweet my lovely




já não me lembrava desta canção de um dos meus grupos preferidos, os Plumb. agora que estou contigo, faz todo o sentido dizer que sonhei contigo, minha linda preciosidade de olhos azuis. obrigada outra vez, mana, por me lembrares ;)

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

black bite

chegaram agora agora! num dia chovoso, mesmo a tempo do jantar de hoje.. a minha primeira saída desde que a Piolha nasceu.












in Aline in Wonderland

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

natal com meses

claro que para o ano vai ser mais giro festejar o natal com a garota. com três meses há coisas muito relativas.

no entanto não quisemos deixar passar a decoração em família. haja interacção e, por muito que ela não se lembre, existem fotos de carinho para ela e muitas recordações para os pais.

montar a árvore em família: sentámo-la no sofá, de frente para a árvore e fomos mostrando tudo, as caixas com bolinhas, as estrelinhas, a estrela-mor, tudo .quando fomos para ligar as luzes, chamámos-lhe ainda mais a atenção. claro que os bebés gostam muito de luzes, não sei se a D gosta mais ou menos do que o normal, mas sei que adora luzes e candeeiros e tudo e tudo. quando finalmente acendemos, ficou muito atenta a olhar, imenso tempo. foi tão bom. fomos-lhe explicando que às vezes as luzes ficam mais tempo acesas, ou com diferentes velocidades porque estão a dançar (apesar de nós não ouvirmos som lol), e iniciámos um jogo: quando acende dizemos todos "olááá", e quando apagam "adeeeeus".

decoração extra em família: continuámos a mostrar tudo à D, para ela conhecer o que existe cá por casa. e como a mãe gosta muito de renas, a Piolha também foi decorada.


















e divertimo-nos todos assim!

voltei a ter problemas com a rotação das fotos...

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

o dia em que fez três meses

dizem que aos três meses as crianças muito chorosas começam a chorar menos. Para já,confere.
deixei-a no sofá, sentada - com almofadas a apoiá-la - já se aguenta e gosta - a ver tv. ia fazer o meu pequeno almoço rápido. Não ouvi barulho e decidi fazer um telefonema. choramingou e eu falei para ela ao longe. calou-se. fiquei ao telefone 20 e tal min e a Piolha calada, ia espreitando.. acordadíssima, a ver o caso do Seabra no "Você na TV". adormeceu uns tempos depois, durante mais de uma hora.

soube-me pela vida! pequeno almoço, telefonema com amiga, um bocadinho de net, tratar da oferta biológica da horta da minha tia:
 - salsa: lavar e tirar pontas amarelas, lavar com água e vinagre, voltar a lavar com água, secar com pano, picar e pôr a congelar num tuperware. passado uma hora achocalhar para congelar solto.
 - nabiça: lavagem igual à de cima, cortar as folhas, colocar num saco e congelador.

soube tão bem que quando ouvi a voz dela,estava cheia de saudades. tudo faz falta.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

marcas que os filhos nos deixam

Piolha cheia de fome. dois segundos de distração minha. grande chupao no meu pescoço. na foto até parece menos..
acham que lhe falta força? há quem ache mal eu e o A chamarmo-lhe Renesme,mas existem mesmo várias razões :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails