quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

cú-cú

quem diria que aos cinco meses estávamos a brincar ao cú-cú com a miúda a fazer tudo? puxa a fralda para cima da cara, perguntamos "onde está a D?", ri-se, começa-se a destapar, os olhinhos brilham a espreitar-nos, nós dizemos "está aqui", destapa a cara toda e desmancha-se à gargalhada.

e nós também.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

sushi de farinheira

este sábado deu-me para isto.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

tulipa roxa

se tenho uma flor preferida é esta, se tenho uma cor geral preferida, é esta.

:)

músicas que me fazem transportar para uma vivenda velhinha e linda e limpinha, com cheiro a bolo acabado de fazer, com janelas grandes que dão para o alprende que tem uma cadeira de baloiço com um cesto ao lado com manualidades para se ir fazendo com tempo.. com as gaiatas pequenas a correr e aos gritinhos, e com as mãos sujas de chocolate e manteiga a sujar a cozinha branca.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

velas na lareira

gosto muito de candelabros, mesmo sem velas, mas gosto de velas também. encontrei umas no tom wengue, o tom de todos os nossos móveis, e pareceu-me que dariam um bom tom à nossa lareira.

antes:















depois:

que acham?

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

borrachinho

uma pessoa altera a sua alimentação e perde uns quilos, fica feliz.
uma pessoa engravida e engorda cerca de 25 quilos, mas está muito feliz.
uma pessoa dá à luz, passam 6 semanas e vai à consulta pós-parto, pede para se pesar e já perdeu 10 quilos, mantém-se feliz.
uma pessoa, como está a amamentar, não liga ao peso. tenta ser regada mas existem diariamente vários doces a saltarem para a boca.
uma pessoa acaba a licença e roupa de trabalho está muito apertada, mas como está sempre a vestir a mesma roupa, decide vestir umas calças melhorzitas, que servem mas à justa.
uma pessoa sai de casa, começa a andar e pensa "detesto sentir-me apertada, devia ter trazido as calças que tenho vestido quase todos os dias".
uma pessoa passa por outra pessoa do sexo masculino (cuja aparência é duvidosa mas isso não interessa nada) e ouve "BORRACHINHO".
uma pessoa fica feliz!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

tudo a postos

para a primeira noite na cama de grades e no quarto da Piolha. está a ficar grande

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Sleeeep

esta manhã alimentei a cria. o papá veio buscá-lá , "vamos deixar a mamã dormir". algures achei desnecessário, quis levantar-me e fazer coisas mas apenas saiu "sério?
e soube tão bem!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

FUUUMO!

tenho andado com dores de costas horríveis. como tenho feito quase todas as noites, ontem fui aquecer o meu saco de caroços. como nos últimos dias tenho achado pouco quente, coloquei mais tempo.

às tantas o A diz-me: parece que cheira a queimado! e cheirava, e ainda cheira. saco com caroços derretido, tampa de microondas derretida, no meio disto ainda tivemos sorte de não ter sido pior.

só espero que ele se lembre de sair com a gaiata e abrir todas as janelas.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

apesar de tudo

não correu assim tão mal :) e, tal como eu gostava, as duas horas de aleitamento serão sempre gozadas no final do dia, para aproveitar os dias já a crescer, e todo o verão até setembro.

5meses e o final de 150 dias

que por acaso parece coincidir porque sexta feira foi féria. para onde foi tanto dia é que não sei.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

alimentação comprada

depois do stress inicial do biberon, desistimos por uns dias. tínhamos pediatra marcada e demos o tempo até lá.

explicámos o que nos levou a comprar leite. a médica disse que o leite materno é sempre de qualidade, a quantidade é que pode oscilar. o que já sabíamos. no entanto também sabemos que há muitas opiniões que diferem entre médicos. sinto que a qualidade do meu leite alterou, porque a miúda continuou, a cada mamada, a beber durante o mesmo tempo e com o mesmo nível de sucção, mas começou a pedir mais vezes, ou seja, enche à mesma o estômago mas este esvazia mais rápido. e o problema é estarmos a passar pela situação, a acordar a cada hora e meia, duas horas. durante o dia a miúda querer comer de hora a hora. o nosso cansado a tomar conta de nós. mesmo assim, acho que mantivemos a calma e aguentei isto uma semana inteira. realmente, tudo se faz.

anyway, a médica considerou que a D não o beber leite artificial podia ser indicativo de ser mais difícil aceitar novos sabores. e também para não se desperdiçarmos o leite que comprámos, aconselhou iniciarmos papa. e assim foi. nessa mesma consulta falei com a médica para iniciar a sopa em breve porque queria, com calma, deixar de lhe dar leite durante o dia para o meu regresso ao trabalho ser o mais pacífico possível. a médica disse-me que como a minha licença é de 5 meses, ainda tinha muito tempo e que na próxima consulta falaríamos disso. a próxima consulta seria daí a um mês, meio de janeiro, o meu regresso ao trabalho seria no início de fevereiro. but... tenho noção que a maior prioridade da pediatra é o bem da criança e não da mãe e por isso não insisti..

um à parte sobre estas prioridades - é como nos dizerem que devemos fazer tudo para alimentar exclusivamente o bebé com leite materno até aos seis meses, mas a lei de parentalidade dá no máximo 5 meses de licença, e isto já é com a percentagem a receber mais reduzida. é claro que percebo as razões, mas com algumas pessoas a dizerem-nos isso cegamente, parece que estão a promover o desemprego para as que querem ser "boas mães".

até agora, os grandes marcos alimentares da D:

19.12.2012 (3.5 meses) - inicia a papa por indicação da médica - nutribén primeira papa, sem glúten, não láctea (para gastarmos o leite que já tínhamos). quando o leite fez um mês de aberto, comprámos a papa equivalente láctea;

29.12.2012 (quase 4 meses) - por decisão nossa, inicia a sopa. apenas a base (abóbora, cenoura, batata). preferi falar com a médica antes de colocar mais vegetais e também a fruta. após falar com algumas pessoas sobre horários, decidimos dar-lhe sopa ao almoço e a papa ao lanche, duas refeições
"não-mamárias" seguidas. nos dois ou três primeiros dias tirei leite com a bomba entre estas duas refeições. depois senti logo a produção a baixar durante aquelas horas, e não foi necessário tirar mais. já houve dias em que descontrolou um pouco, ou antes dela ter fome novamente, já tenho a blusa molhada, mas felizmente não é o normal.

16.01.2013 (4.5 meses) -  inicia a fruta (maçã e uns três dias depois, pêra). no dia anterior fomos à pediatra, ela só tinha aumentado cerca de 600 gr, o que me deixou preocupada. a médica disse que era normal, mas como desde o nascimento eu estou habituada a que ela aumente 1 kg por mês, também é normal eu sentir-me assim. falei-lhe da sopa, ela disse que fizemos bem ter iniciado e aconselhou começarmos a trocar alguns legumes (pe. courgete pela batata), e depois ir adicionando. no entanto aconselhou a que até aos 5 meses não colocar legumes de folhas verdes devido à imaturidade do intestino, apenas acrescentar courgete, beringela, nabo, cebola, coisas desse género. também nos disse que não estando a dar fruta à D, é como se ela tivesse de dieta, rrrrrr!

28.01.2013 (uma semana antes de voltar ao trabalho) - começa a acordar às 7.00 para dar-lhe leite meu. devido à questão do biberon, a médica disse-me que caso ela não aguentasse desde as 7.00 até às 11.00, para almoçar, para darmos a fruta a meio da manhã em vez de a seguir ao almoço (o que aconteceu apenas uma vez em casa da minha mãe, aguenta bem!), depois lancha por volta das 14.30 e quando voltar a ter fome já cá estou.

nestes últimos dias de licença, tem sido uma grande ajuda à minha sanidade ter certeza que a minha filha estará bem, que a única alteração é não ver a mãe tanto tempo, mas sopas, frutas, etc já são um hábito na vida dela. também estará bem mesmo não gostando de biberon. e eu estarei bem por sabê-la bem, e muito em especial por já ter feito o desmame gradual para as horas em que estou no trabalho, que foi algo que sempre desejei conseguir fazer desta forma. e consegui! :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails