segunda-feira, 29 de julho de 2013

o nascimento da febre

nunca soube ver se alguém tem febre. sei com um termômetro na mão. mas só com a minha mão ou lábios, nop.

e um dia pego na minha filha e sei, inquestionávelmente, que ela tem febre. pela primeira vez na vida,  quase aos onze meses, tem febre ( e sou muito agradecida por ser só agora). e custa-me. espero que com as mais vezes custe menos.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

quinta-feira, 25 de julho de 2013

dorme e fala

acabei de ir ver a D dormir, antes de eu ir dormir. tapei-a. às vezes mexe-se, refila, choraminga. hoje não, falou. ao modo dela claro mas falou :)

quarta-feira, 24 de julho de 2013

acupuntura e osteopatia

(tentativa de um mini e fast post)

não sei se hei-de começar por a queda que dei quando era miúda (após a qual foi-nos dito que mais cedo ou mais tarde iria deixar de andar e ter de ser operada à coluna), e as dores que após essa queda sempre tive nas costas.. não sei se hei-de falar de quando regressei a um ortopedista (a um outro diferente do primeiro), com um raio-x fresquinho na mão, e quando ele me falou que eu tenho de pensar rapidamente em ser operada à coluna, eu perguntei-lhe quais os impactos para uma futura gravidez e pisguei-me dali (foi poucos meses antes da gravidez da D). não sei se fale dos cerca de 25 kg que engordei na gravidez da D e que sinto cada vez mais que me deram cabo do esqueleto e ligações musculares/ tendi'lares circundantes. não sei se fale da ciática da gravidez, que comecei a sentir bem antes de saber que estava grávida (disse a todos que devia ter dado um jeito a correr!), que sonhei que desaparecesse após o parto, mas que está cada vez pior, com direito a constantes dores, pé dormente, e tudo e tudo! mas, obviamente, tenho de falar que, desde que comecei a sentir as tais dores de ciática, em dezembro 2011, que cada vez é mais difícil de dormir, de descansar, verdadeiramente descansar. para já não falar do final da gravidez, do pós parto, da criança nascer e achar que tem mais para fazer do que dormir.. até que comecei a perceber que o meu cansaço maior

até que ontem fui ter com um senhor. os antigos "endireitas". entrei numa cave em campo de ourique e pareceu-me estar a entrar na casa linda, e antiga, e ironicamente acolhedora do Hannibal. (!!!) fui atendida por um senhor velhinho mas com ar jovem, com barba e cabelo muito compridos. mandou-me sentar numa sala minuscula, cheia de livros e revistas, com música clássica muito mais calma do que seria suposto numa rececção. até que chegou o senhor. pedi desculpa pelos quatro minutos de atraso, "qual atraso? por favor estamos em Lisboa" - estaria mesmo eu num filme?

conversa, medições e marquesa. quando dei por ela já tinha 12 agulhas espetadas. deixou-me ali, a descansar um bocado (tempo todo que eu aproveitei para me rir, porque não conseguia deixar de pensar no Hannibal!). tirou as agulhas e começou a mexer nas costas e a perseber o que se passava. mexeu-me, colocou-me em mais posições do que pensei serem possíveis, até senti a estalar umas vértebras "dentro" do cérebro, mais um ossitos bem perto do coração e pulmões. "agora vai para casa, e antes de deitar toma um ben-u-ron 1000, porque tivemos aí a mexer em muita coisa.

saí de lá e ponderei terem-me drogado, do tão relaxada que estava. senti algumas tonturas (o que é normal pela descompressão), até me aconselhou uma pastelaria que, segundo ele, serve os melhores pastéis de nata em Lisboa. ao final do dia, senti dores, mas muito menos que o habitual.

e sabes, tenho a sensação hoje que dormi tal com não dormia desde Novembro 2011!!! mesmo com um rápido acordar da D, à 1 da manhã, para enfiar a xuxa, voltei rapidamente à cama, e acordei sozinha às 5.48. sinto-me mesmo bem!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

variations

quem tem nespresso sabe o que isto significa - sabores novos e diferentes. e quando os clientes são chatos significa revisitar sabores. mas agora... quando os clientes são chatos mas muuuuuuito bons, o que acontece? voltam os variations mais requisitados e ficam à venda... para todo o sempre!

nespresso variations: vanilio - caramelito - ciocattino.

já cá moram :)


terça-feira, 9 de julho de 2013

bolo gelado de torta

gosto do lado prático e simples da Lorraine Pascale, gosto da forma diferente que ela dá ao seu programa.

gosto muito de cozinhar, mas não tenho paciência (nem ambição) de o fazer todos os dias.. mas quando não é por obrigação, as coisas saiem muito melhor. e quando é assim gosto de coisas diferentes, mas fáceis e saborosas e simples. quando vi pela primeira vez, num anúncio, este bolo gelado, pensei que fosse assim uma coisa dificílima, a fazermos tudo de raiz, sei lá! até que sem querer apanhei a receita num dos programas da Lorraine - pus a gravar e fiz assim que possível.

- torta de chocolate
- gelado
- limoncelo (ou outro licor que gostem)

  1. colocar película aderente numa taça
  2. cortar a torta em fatias da mesma grossura
  3. forrar a taça com a torta, preenchendo os espaços entre as fatias com bocadinhos pequenos de torta
  4. pincelar a torta com limoncelo
  5. encher a taça com gelado
  6. colocar no congelador, de preferência de um dia para o outro
  7. antes de servir, tirar da taça para um prato - para isso, puxar pela película
  8. usufruir :)

eu fiz com torta de chocolate e gelado de noz, e gelado de chocolate - todos repetiram :)


segunda-feira, 8 de julho de 2013

aos dez meses

- anda a alta velocidade agarrada a nós e desde os primeiros dias que se quer largar
- diz papá, papa, cão (ca), água (não sei transcrever o som lol), urso tátá (ssu tátá), já por duas vezes que quando vê fotos dela diz "Dé", Ola, xau (tau), sim (sssss), já está (játá), tem, não sei (nãsss).. e desde há uns dias que vai a chamar-me "ma", mas ainda não o considero à seria :)
- já fez xixi e coco no bacio - começamos há poucos dias
- quando diz "não sei" encolhe os ombros e fica um doce
- ri-se para toda a gente
- adora árvores! assim de pôr a cabeça toda para cima e rir-se para elas
- fica imenso tempo sentada sem se chatear (já ficou mais que uma hora seguida)
- adora livros
- acho que não tem muitos brinquedos mas goza cada um deles e gostamos muito de a ver assim
- ainda não gatinha, mas sempre que lhe interessa move-se para onde quer - a pediatra diz que "rabinha" - update a 07.07.2013: já gatinha!
- gosta muito de comer, mas o calor tem modificado isso, mas continua a gostar de experimentar coisas, a última que devorou foi pêssego, de qualquer forma, ter 10 meses e 9030 gr, vê-se logo que anda desnutrida
- começou a conseguir levantar-se sozinha (agarrada a coisas) e no próprio dia (ontem) que a vimos levantada na cama pela primeira vez, baixamos a mesma - tem uma posição intermédia, mas foi directamente para a mais baixa.
- já há uns tempos que faz o efeito pinça com os dedinhos, mas o que eu acho graça é que ela é muito princesa-menina-girly em relação a tudo o que tem a ver com as mãos - a forma em como a experimentar um alguidar de água ou a areia da praia, vai só com um dedo é espectacular!
- adora (ADORA) que a levemos ao pé do seu roupeiro, lhe mostremos as roupinhas dela, põe-se a rir e a mexer os pés toda eufórica - bem, isto deve querer dizer que ela é mesmo toda princesa-menina-girly em tudo! mas acho mesmo que é das cores, porque a primeira vez que fomos è ecological, em que ela vê a parede enorme cheia de cores em fraldas, foi a mesma euforia :)
- é capaz de fazer birras feias quando se chateia, mas quem não seria capaz, se podesse :)
- gosta de animais, tentamos apresentá-la aos que nos rodeiam (apesar de não serem muitos), e que mesmo sendo grandes, tentamos que ela não tenha medo
- a minha mãe ensinou-a a descer da cama, sofá, etc (já há mais de um mês que faz isto) - põe os pezinhos para fora e lá vai ela, a imitar uma cobrinha, a descer.. descer. é muito giro de ver. quando sente os pés no chão desmancha-se a rir
- é uma destemida: não tem medo de experimentar nada, e nesta idade, acho que tem mesmo de ser assim! é muito, muito bom vê-la numa nova situação mas, como estamos ao lado dela, ela confiar completamente que aquela novidade é boa!
- se me lembrar de mais coisas, voltarei.

como já fica direitinha em pé, no dia do 10º mesário iniciámos uma tradição: marcar a medida da D numa parede do quarto dela :)


que estupidez não ter feito isto todos os meses! rrrrrr

sábado, 6 de julho de 2013

hoje sonhei...

com um nome: Catarina!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

já tá

dois dias seguidos a fazer xixi no bacio - e no segundo a minha mãe colocou-a lá, passado pouco tempo ouve "já tá", mas não ligou. passado um bocado a D começa a tentar levantar-se e a minha mãe viu que.. já estava! :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails