quinta-feira, 19 de junho de 2014

do xixisss

o desfralde não tem sido fácil para mim. de cada vez que a miúda ignorou o bacio, senti que fazia algo de errado (embora sabendo teoricamente que não).

no fim do verão passado (altura que a D fez um ano) a minha mãe achou que a menina estava grande para ser incentivada, ainda fez uns xixis e uns cocós. eu achei bom, mas preocupou-me não ser de forma continuada. na altura li que incentivar cedo demais, pode não ajudar. inclusive, pode atrasar quando chega a altura certa.

ao começar esta primavera, falei com a minha mãe e combinámos começar a tirar a fralda quando a minha mãe terminasse a fisioterapia (para estar mais disponível para eventuais limpezas). mas o tempo e o frio não ajudaram ao começo.. foi-se arrastando, quando finalmente melhorou achei que como a D passa a maioria dos dias com a minha mãe, eu e a avó tínhamos de estar em sintonia - por alguma razão que desconheço, não estávamos. eu a tirar a fralda quando a D estava comigo e a avó a pôr-lhe quando estava com ela. nestas alturas, se aumentarmos os passeios, não ajuda. a minha principal preocupação sempre foi a vinda do mano, e o desejo da D já estar adiantada no desfralde quando o S nascer.

aumentei o desafio cá em casa, tentando com isso também desafiar a minha mãe. depois de muitos xixis apanhados, várias semanas passadas, umas corridas minhas para ela mijar mais o chão e menos os tapetes (dos já muito poucos existentes por cá), no sábado fez dois xixis seguidos no bacio - eu babadíssima. quando acabou de fazer o segundo, antes de se levantar, a D riu-se, fez uma festa no próprio peito e disse "és linda"! ontem quando cheguei a casa da minha mãe, a D tinha feito um xixi no bacio à pouco tempo (lembrada pela minha mãe). e ao fim do dia, lá pelas 21:30, chegámos a casa, eu só já a pensar no que fazer primeiro e segundo e terceiro para a despachar, deixei-a brincar uns minutos. e nisto ouço
  - mamã, xixi [a andar para o wc]
  - queres fazer no bacio?
  - xim.
[eu meia desorientada, por não esperar, chegámos ao wc, ela vê um alguidar e com ar de gozo..]
  - qué ixto? [quando vê o bacio pega-lhe e enquanto põe no sítio habitual] tá aqui!

eu a demorar imenso a tirar-lhe a fralda, pensei que já era tarde demais. pu-la no bacio e dois segundos depois começo a ouvir o xixi. a miúda toda contente. entre o "játá" e o "qué vê" levanta-se, olha para o bacio com xixi e com a voz muito fininha
  - aaah... que bonito!

:)

hoje de manhã após o leite, perguntei se iamos fazer xixi no bacio enquanto lhe tirei o pijama. resposta negativa. quando ficou só de fralda diz "caja banho" e lá vamos nós. eram 06:03 da manhã e cá por casa os papás e a menina batiam muitas palmas a um sorriso aberto para um bacio mijado.

esta miúda sempre gostou de mostrar que tem o seu tempo e não o nosso. sei que ainda aí vem mais chão molhado e pernas mijadas, mas estas pequenas vitórias dão alento para limpar as próximas vezes.

a nossa parte prática:
  - a última vez que fui à pediatra falámos sobre este assunto e a Dra. disse que o desfralde, na prática, centra-se numa única coisa: tirar a fralda.
  - nós optámos por tirar sempre que está em casa à excepção de cestas e noite. sempre que saímos vai de fralda;
  - até agora não usámos fralda-cueca;
  - de x em x tempo, pergunto se quer fazer xixi e mesmo quando diz que não, vai para o bacio e tento que fique - a maioria das vezes, não faz nada e passado dois minutos está na sala a fazer pelas pernas abaixo;
  - dizem que quando fazem na cueca, sentem-se desconfortáveis e isso motiva a tentarem diferente na próxima vez. a D parecia ficar contente e começava a querer correr buscar a vassoura, para ir "barrer o xixi"!
  - não é fácil lidar com os tempos diferentes dos miúdos e entre os miúdos - acho que uma parte de nós acredita sempre que vai ser espectacular e simples e rápido..
  - não desistir!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails