segunda-feira, 11 de abril de 2011

limpezas anuais

outra vez esta altura?!?! :)

considero que as limpezas se devem adequar à casa de cada um. tanto a nível das paredes como aos seus habitantes. isto significa ter em conta tudo o que a nossa casa tem, e as necessidades e gostos dos que a habitam. decidi fazer uma listagem detalhada das nossas "limpezas anuais" e de vez em quando volto à listagem para a adequar melhor às necessidades, colocar coisas que reparei na última vez que limpei algo, etc.

aqui está a minha! (muito visível e tenho certeza que irão ter uma ideia exacta lol - isto é enquanto ainda não tive paciência para o FloorPlanner)

para mim esta altura é semelhante a quando estamos a preparar a nossa casa após a escritura e antes da mudança, não só a nível de limpezas mas também a rever o que queremos arranjar / mudar. penso que é muito importante fazer uma lista e lembrarmo-nos de alguns pontos chave (alguns só fazem sentido se a casa não for nova):
  • procurar e tratar das rachas, pregos e furos indesejados - no meu caso chamei o homem;
  • manchas, gorduras, cola (da fita-cola ou outras) nas paredes - o meu conselho é que a primeira acção nestas situações seja lixar, com lixa fina, muito bem mas suavemente. depois poderão avaliar melhor a profundidade do problema e ver se é necessário lixívia (manchas de humidade ou gerais), sonasol verde (gorduras), acetonas (colas), etc;
  • pintar - tudo, tudinho, para nós pintar é "matar bicho", portanto, tudo o que seja parede pinta-se, inclusive dentro dos armários ou a muitas vezes esquecida despensa; antes não se esqueçam de proteger muito bem o chão, com particular atenção aos rodapés - se põe acima de mais, quando tiram há locais com a tinta velha, se abaixo, vão pintar o que não era para pintar :)
  • limpar tudo ao pormenor - claro, isto já sabem, mas é meeeesmo;
  • interruptores, peleias, batentes de armários - lixívia! tirar tudo tudinho e colocar num pequeno alguidar com a dita;
  • limpeza de estores - com o paninho molhado enrolado à chava de fendas;
  • após limpeza das janelas é altura ideal para colocar os adesivos/ esponjas para o frio (é tão bom querermos uma palavra que não encontramos);
  • juntas dos azulejos e mosaicos
na noite anterior à nossa escritura, colocámos a jeito uma caixa com lixívia, pano, papel higiénico, que pusémos no carro. após a escritura não tivemos de parar em lado nenhum! nunca tinha feito uma escritura e não sabia como estaria a casa. achei que não estava má. pareceu-me tudo aspirado (not bad) e limpo qb. mas tinha uma coisa que me irritou e (espera-se) que a maioria das casas não tenha - restos de cola nas prateleiras da cozinha!! eu diria que foi uma experiência maluca de protectores. foi tudo corrido a acetona! e explica a importância de cada limpeza estar adequada à sua casa!

este ano decidimos contratar uma empresa de limpezas para as maiores. claro que quando começou a chegar a altura do pedido de orçamento fiquei com incertezas, tenho noção que sou muito piquinhas nestas coisas. de qualquer forma, quisemos ter noção dos preços.
hoje veio cá uma senhora fazer o orçamento (claro que não lhe contei, mas tenho muito boas referências desta empresa e não quero pedir mais orçamentos). expliquei-lhe que não era tanto a questão das limpezas maiores, mas sim de tudo aquilo que eu não gosto de fazer. e assim nos entendemos perfeitamente. cozinha, wc's, estores e janelas. se já não me lembrava, hoje surgiu-me redondamente à mente a maravilhosa casa que tenho: cozinha com 6 gavetas, garrafeira e 13 portas e 3 estantes exteriores; 2 wc's bons, um dos quais com janela; 9 janelas sem contar com a do wc.
preço estimado: € 100 (dream)
preço orçamentado: € 200 (oi?!)

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails