quinta-feira, 28 de março de 2013

(voltar a) conduzir

na realidade não é bem voltar porque eu nunca conduzi muito.

acho que não sou talhada para a coisa. acho que penso demais. acho que os 18 anos são a idade ideal para se tirar a carta (e comprar um chaveco), porque já não somos parvos mas ainda não pensamos demasiado nas coisas.

tirei a carta aos 23 anos, numa fase que tinha ganho receios a várias coisas. devia ter comprado um carrito barato, mas na altura eu e o A tínhamos comprado há pouco tempo um carro para as nossas voltas. não vivíamos juntos, mas eu para o trabalho não precisava de carro e sempre que necessário ele ia buscar-me e levar-me onde fosse preciso. também na altura já estávamos a juntar dinheiro para o casamento e achei que era uma despesa desnecessária. tinha eu acabado de tirar a carta (nunca soube como é que a examinadora não me chumbou!), peguei no carro com o A ao meu lado. deu molho! como discutir é o nosso maior entretenimento, ainda insistimos mais umas vezes, a coisa correu tão mal que passei imenso tempo sem voltar a pegar no carro. mas nunca vivi bem com isso, gastei dinheiro com a carta, detesto sentir-me dependente de outros, e acima de tudo era uma estupidez ter carta e não conduzir! pensava imenso nisto e chegava a sonhar que estava a conduzir e ficava a suar imenso, ou vezes que cheguei a ter pesadelos. alguns anos mais tarde comecei a dar umas voltinhas sozinha. os vizinhos que me tenham visto deviam rir-se. dava apenas a volta às vivendas da rua e voltava a estacionar, depois aventurei-me para umas ruas acima. ainda fui uma ou outra vez a casa da minha mãe quando o A não estava - combinei com o meu irmão que me veio "buscar" a casa, estacionou o carro aqui à porta, e fomos no meu carro. o problema é que entre cada uma destas experiências passou muito tempo (entre algumas passou mais de um ano) e por isso não apanhei qualquer ritmo. finalmente quando engravidei pensei "a criança não tem culpa de ter uma mãe parva" e eu, filha de pais sem carta, sei bem o que é crescer a demorar imenso tempo nos transportes para ir a sítios relativamente perto, vir carregados de compras, depender de outros, não ir a sítios por não ser fácil o transporte. lá comecei a andar mais, fui várias vezes a casa da minha mãe para irmos às compras, inclusive a minha mãe chegou a pedir-me para levá-la a um sítio perto (estava tão habituada a conduzir sozinha que me atrapalhei toda com ela ao lado e tenho plena noção que a assustei) e neste recomeço nunca receei pela minha barriga. depois vieram os últimos tempos de gravidez, o inchaço e incómodos não me deixavam conduzir, e finalmente nasceu a D!

como já disse, penso demais. e se a aleijo? e se, e se, e se?

além da minha enorme convicção de que a criança não tem culpa de ter uma mãe parva, existe os turnos do A, que mudam a cada semana. há semanas que tem mesmo de ser. ir para casa da minha mãe de transportes por ter medo de conduzir estava fora de questão.

na última semana antes de começarmos os dois a trabalhar e apesar de ter imensa coisa para fazer em casa (uma desculpa habitual na minha cabeça para não pegar no carro), tive um convite para ir fazer uma visita a uma amiga perto. aproveitei. a D fartou-se de chorar no caminho de ida e de volta. isto ainda me fez pior à mente. estaria ela a sentir o meu stress da condução e por isso chorava tanto? arregacei as mangas e o final dessa semana foi diário: quarta-feira centro de saúde, quinta-feira casa dos meus tios (nunca tinha feito o caminho sozinha), sexta-feira casa da minha mãe.

e iniciou-se a primeira semana de trabalho conjunto, logo com o A a trabalhar durante a noite e eu a ter de levá-la de manhã. custou, mas foi. na segunda semana, logo com o A a trabalhar durante a tarde e eu a ter de ir buscá-la, custou, mas foi. descobri que levá-la de manhã é melhor, porque acordo e tenho que fazer várias coisas em pouco tempo, e por isso não tenho possibilidade de pensar em ter medo. 

todos os dias pedi ajuda a Deus, todos os dias suei das mãos (se calhar é só o material do volante e não o stress), todos os dias achei que fiz alguma (s) coisa (s) mal, todos os dias fiz uma análise à minha condução e tentei melhorar no dia seguinte. felizmente ontem foi o primeiro dia que a D voltou a chorar enquanto conduzia e foi após eu ter arrancado à bruta (devia estar a dormir e assustou-se).

e já passaram as duas semanas! UFA. e apesar de neste momento ainda não o sentir, acho que estou mais crescida. e a D merece :)

terça-feira, 26 de março de 2013

limpezas com little criançada

uma das dificuldades que tenho sentido (muito) é limpar a casa desde que a D nasceu. há crianças que se distraem sozinhas mais ou menos facilmente. a D sempre requereu muito do nosso tempo e a casa vai sempre ficando para segundo plano.

as coisas básicas vão sendo feitas aos bocadinhos e muito menos vezes do que gostaríamos. também são feitas nas madrugadas em que ela acorda e quando volta a dormir eu estou despertadíssima, ou iniciadas num momento e terminadas muito mais tarde. se até agora a preocupação eram as limpezas gerais, como por exemplo aspirar o chão é mais importante do que o lavar, neste momento as prioridades começam a alterar. os brinquedos vão todos parar ao chão e por isso, este tem de estar impecável. por outro lado, já experimentou o andarilho, o que me fez perceber que já não é só o chão onde ela costuma estar mais vezes, mas todo.

aos poucos ela vai brincando sozinha mais uns bocadinhos, por outro lado, os turnos malucos do A, apesar de tornarem toda a nossa rotina mais cansativa, são importantes e temos de os aproveitar. de qualquer forma, continuamos a falar de bocados de tempo diminutos. apesar de eu preferir tirar um ou dois tempos maiores por semana para limpezas, em vez de estar a limpar todos os dias, neste momento isto não é possível. espero que em breve volte a ser. por isso tivemos de arranjar um plano adaptado à realidade actual.

tentamos, em primeiro lugar, ter noção das prioridades:
  • não stressar;
  • ser realista;
  • sopa para a D nunca pode faltar;
  • a limpeza dos locais onde a D está com mais frequência são prioritários;
  • a roupa da D é lavada a cada três dias (por causa das fraldas e excepto dias em que tenha sujo menos) e é sempre prioritária em relação à nossa roupa;
  • passar/ dobrar a roupa da D é prioritário em relação à nossa;
  • ter os biberons lavados é obrigatório;
  • tanto a roupa da D, como a nossa, como a de casa, levou uma grande selecção em relação ao que tem de ser passado a ferro. aqui há uns tempos passava tudo e mais alguma coisa, neste momento ainda me faz confusão, mas já não é assim. roupa interior da D, lençóis de cama e toalhas de banho são apenas dobrados;
  • limpar wc's só com pano e detergente/ lixívia é melhor do que nada - prefiro limpar primeiro usando esfregão com detergente e depois pano com lixívia, mas é necessário mais tempo - para ajudar, comprei pano microfibras e um borrifador que encho com esta ideia da Rita (spray multi-usos para casa de banho);
  • limpar pó sem detergente próprio é melhor do que nada - para ajudar, comprei pano microfibras e vou experimentar em breve esta ideia da Luarte;
  • varrer a más horas é melhor do que não conseguir aspirar a horas decentes;
  • dar uma geral na cozinha diariamente por muito cansados que estejamos;
  • dar uma geral nos wc's sempre que precise.
neste momento estamos a tentar um plano semanal, em que cada tarefa seja possível cumprir, de preferência, durante uma soneca da D:
  • segunda-feira: limpar casas de banho
  • terça-feira: limpar pó de toda a casa
  • quarta-feira: aspirar toda a casa
  • quinta-feira: lavar chão da cozinha, sala e hall (o resto da casa é em chão flutuante por isso a lavagem é menos frequente)
  • sexta-feira: alguma coisa necessária
  • fim-semana: tempo de família por excelência
e é este o plano a tentar ao máximo! e tu, como consegues manter a casa em condições com a pequenada?

segunda-feira, 25 de março de 2013

sopa de leite

estou a comer sopa de leite. sempre gostei com chocolate. com café também mas tenho sempre idéia que não está bom o suficiente. as melhores sopas de leite com café eram as do meu avô, no sabor, cheiro e companhia ao come-las. e sempre que as como é com saudades..

quinta-feira, 21 de março de 2013

vagas

o estacionamento do comboio anda mais vazio, tal como as zonas ao redor onde costuma haver carros. as próprias carruagens também. será que a razão é o desemprego, ao ponto de se notar assim?

quarta-feira, 20 de março de 2013

dermatite atópica

por outras palavras, pele de princesa!


desde a maternidade que ouço pediatras a dizerem "é muito branquinha", o que rapidamente evoluiu para "é muito branquinha, logo muito sensível, tem de se ter extra cuidado".

da primeira vez que a pele começou a ficar extremamente seca, disseram-nos que estava a fazer reacção  alérgica ao hidratante (não fazia ideia que pele seca podia ser sinal de alergia). comprámos hidratante xpto para pele atópica (500 ml a cerca de €23) e posteriormente gel banho da mesma marca (700 mil a cerca de € 18). foi melhorando e crescendo, incluindo as bochechas! começou por aparecer manchinhas vermelhas que tentámos secar e hidratar ao máximo, a pediatra disse-nos que a única coisa a fazer de momento era mesmo hidratar sempre que possível. mas, com baba (muita), frio, comida e água a irem para o pescoço a cada refeição, humidade geral que não deixa a zona secar (mesmo que a bochecha fosse menor), provocou uma dermatite atópica já com evolução. tinha consulta no centro de saúde dos 6 meses e a médica achou que seria de usar já cortisona, mas que não queria, chamou outra médica.. blá.. blá. estas indecisões matam-me! acabou por receitar um creme extra-hidratante e reparador. piorou. chorava quando lhe punha e coçava, parecia que lhe ardia.

pedimos consulta de urgência à pediatra, possivelmente fez alergia ao creme, disse-nos que nos bebés nunca aconselha cremes com muitos componentes. diz então que a infecção já está avançada e é mesmo para fazer cortisona. mas cortisona não é um bicho papão. receitou-nos a pomada e deu-nos hidratante para pele atópica. a cortisona como é forte, seca muito a pele, o que pode deixar queimaduras, por isso sempre que temos de usar cortisona, antes de aplicar pomos um pouco na nossa mão e misturamos, partes iguais, um hidratante forte e só depois aplicamos na criança. ao levantar e ao deitar, no máximo durante 7 dias. para ajudar a regeneração, no resto do dia devemos colocar constantemente o hidratante.

começámos ontem à noite, hoje de manhã já estava muito melhor. é a  preparação para o casamento no próximo sábado :)

cumprimentos

nos últimos dias quando nos falamos de manhã:
[A] - bom dia sra condutora
[R] - bom dia sr ciclista
:) com esforço e amor as coisas têm corrido pelo melhor. sem estarmos a contar, apareceu do Céu uma bicicleta na melhor altura possível.

segunda-feira, 18 de março de 2013

dia do pai

mais uma ideia para um DIY para o dia do pai.

e eu a fazer "digitalizações" da minha filha não anda a correr pelo melhor. desta vez, e como ainda não comprei tinta própria para bebé, lembrei-me que tinha tinta indiana, usada para fazer as pinturas no corpo, no entanto, confesso, ainda não percebi (nem encontrei) o modo como funciona. mas tentar, tenta-se sempre!

1. juntei pó rosa-muito-escuro a água morna e misturei - da próxima vez vou experimentar só com um bocadinho de água


2. pintei o pé da miúda e pressionei num papel cinza (se a tinta fosse própria, ficava-se a notar bem mesmo neste papel, sendo assim, deveria ter sido numa folha branca)


3. como achei que conseguia mais escuro, e que se notasse mais, fiz outra impressão no lado oposto do papel, mas depois percebi que tinha ficado igual. para não estar a massacrar mais a miúda, lembrei-me que com umas dobras simples no papel, não precisava de fazer mais impressões para juntar os pés - o objectivo era a impressão estar junta de modo aos calcanhares estarem sobrepostos para formar um coração

4. e com uma caneta de acetato (e para se notar minimamente os pés), contornei os pés e escrevi "i love daddy" :)



e a artista:

meia bola e força!

a força que seja aquela que vem dos Céus.

primeira semana com os dois pais a trabalhar, primeira semana na avó e logo tinha de calhar que esta primeira semana fosse com o pai a entrar às 24:00, e que a segunda semana fosse a sair às 24:00, ou seja.. duas semanas em que estou mais autónoma (falando positivo). tenho tudo preparado para a Piolha e para mim. espero não ter arriscado demais tomar banho de manhã (detesto à noite).

daqui a uns tempos as preocupações serão outras diferentes destas, espero que com menos stress e com mais confiança da parte de todos.

esta semana preciso de força dos Céus.

quarta-feira, 13 de março de 2013

prenda para o papá

como o dia do pai está a aproximar-se e eu esqueci-me de colocar o presente que a D deu no natal ao pai, fica aqui!



o pai é jogador de ténis de mesa e a D é a sua fã nº 1!

como não tinha em casa tinta própria para bebés, usei baton - não é fácil pintar a mão duma criança de três meses e muito menos colocar a impressão onde quer que seja (ainda para mais com a mão aberta). mas com jeitinho a coisa faz-se. ficou um bocadinho borrado mas o pai adorou tanto que está sempre na mala de desporto.
  • limpei muito bem a bola com álcool
  • pintei a mão da D com baton
  • coloquei a mão na bola e tentei pressionar um pouco
  • coloquei laca para fixar
  • escrevi a tinta permanente (este passo tem mesmo de ser após a laca porque esta borra a caneta)
  • deixei secar muito bem

terça-feira, 12 de março de 2013

rola e rebola

mesmo com as dores de gengivas, falta de paciência e pedidos de miminhos constantes, é bom continuar a senti-la bem disposta e sorridente. deixei-a um minuto, se tanto, na minha cama para ir fechar uma janela da sala e, quando voltei, em vez de estar de barriga para cima como a tinha deixado, estava de barriga para baixo!!!!!

isto vai ser sempre assim, certo? já não parar de crescer e aprender!

a saga dos dentes

ao dia onze de março de dois mil e treze, iniciou-se formalmente as dores e incómodo nas gengivas. já há uns dias que as esfrega mais, come menos e dorme mais durante o dia - parece que dormir é o único momento de consolo. ontem foi o segundo dia que chorou mais durante o dia, que se enraivesse com as gengivas e após várias noites bem dormidas, hoje acordou às 00h , às 02:15 , às 5:50 e agora às 7:10.

estou a pensar comprar um gel calmante na farmácia. de resto, dicas? anyone??

segunda-feira, 11 de março de 2013

árvore no quarto - round 2

após a tentativa de projectar uma árvore para posteriormente pintar, e como reparei que o A não gostou muito, e eu não me sentia particularmente confiante, começámos à procura de opções.

na verdade não queríamos nada rosa, ou azul.. mas foi mais forte!

"os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas"
Hodding Carter

temos raízes, temos asas - na foto não é muito nítido, mas o móbil só tem bichinhos com asas: abelha, borboleta, etc, com uma flor ao centro.
 
fica prometido umas fotos melhorzitas do quarto da miúda.

que achas?

quinta-feira, 7 de março de 2013

biberon para quem não gosta de biberon

ai... o trauma do biberon! já andava a pensar ir à net googlar "o que oferecer a criança de seis meses às três da manhã quando esta não bebe biberon!"

e de repente, voltamos à pediatra e voltamos a falar do biberon. gostamos muito da pediatra da D, ouve-nos, faz-nos perguntas, responde a tudo com um ar super querido, por muito disparatada que seja a pergunta - e não estou a falar só de coisas directamente a ver com a fase da criançada, mas também coisas gerais, como opiniões sobre o uso de microondas, de água fervida (ou não), etc. ela é daquelas pessoas que, só por falarmos do problema, parece que este já está resolvido.

o que fazer quando a nossa bebé não gosta de biberon?
  1. não considerar que ela não gosta de biberon, mas sim que ainda não aprendeu a gostar. no caso da D, não pensámos muito nesta questão porque quando ela tinha cerca de 1 mês, bebeu por duas vezes em biberon, por isso pensámos que algo tinha mudado e por isso tinha deixado de gostar. segundo a pediatra, os bebés com cerca de um mês gostam de mama, biberon, tetinas diferentes, .. desde que suguem e saia leite, eles gostam, é-lhes um bocado indiferente o modo! entretanto, a D ficou vários meses só com mama, e foi isso que ela realmente aprendeu a sugar e a encarar como modo de obter leite. por isso, não é uma questão de não gostar, mas sim de ainda não ter aprendido;
  2. "vão para casa, passem pela farmácia e comprem leite artificial e papa não láctea. ao lanche ofereçam leite artificial, com muita calma e brincadeira. insistam. se ela não beber, usem esse leite para fazer a papa - assim não se estraga o dinheiro todo e vamos insistindo. lembrem-se que as experiências e tentativas nunca se fazem à noite/ madrugada, mesmo que o objectivo seja usarmos aquilo a essa hora, só o faremos depois do bebé estar habituado" na verdade após a primeira vez que falámos com a médica sobre isto, que ela falou para relaxarmos, que ainda era cedo, para começarmos a dar papa, só insistimos com o leite duas ou três vezes isoladas. lá está, considerámos que tinha acontecido algo no meio que fez com que a D não gostasse de biberon.
  3. comprei o leite Aptamil 1 e já tínhamos leite não lácteo em casa (comprado por engano). DIAS:
    1.  o A deu-lhe biberon e eu fui dobrar roupa, mas não dobrei roupa nenhuma, tal eram os nervos de a ouvir chorar e não poder aproximar-me. depois ele chamou-me e pediu ajuda para eu fazer papa com o leite - estava tão desnorteada que comecei a fazer com papa lactea!! tudo para o lixo.
    2. após algum choro inicial, silêncio. e passado poucos minutos o A chamou-me, quando cheguei ao pé deles oiço "mamã, conheces esta menina?" LEITE TODO BEBIDO! :)
realmente, calma e brincadeira! e cada vez mais acho que considerarmos que um bebé não gosta de determinado alimento/ modo de alimentar, tem muito que se lhe diga.

fralda's outfit 12

benfica! =)  , da piriuki

quarta-feira, 6 de março de 2013

destralhar à força

ontem entrei no escritório. ou melhor, ex-escritório. actual quarto-do-mete-para-aí-ao-ponto-de-meter-nojo!tenho lá ido apenas para colocar roupa a enxugar no estendal interno, ou colocar roupa seca, ou passar/dobrar roupa e saio sempre o mais rápido possível.

mas ontem fui à procura de um papel, o que mudou tudo! olhei para a cadeira da secretária, com n coisas em cima, e apercebi-me que a humidade estava a atacá-la. desceu em mim uma raiva, uma preocupação pela criança, uma.. mais não sei o quê, peguei num saco grande e enchi-o (detalhes um dia destes)!

o impressionante é ter deitado coisas fora (na sua maioria papeladas) que estavam ali há anos, comigo a engonhar, porque poderia querer, ou precisar, ou WTF! foi! foi-se embora só um bocadinho do que quero mandar, mas foi! e senti-me bem. quero tudo white & clean, por dentro e por fora, para a minha Piolha.

terça-feira, 5 de março de 2013

frigorífico e congelador

verdadeiramente side by side. finalmente :)













da electrolux







fralda's outfit 11

amarelo forte, da piriuki

domingo, 3 de março de 2013

preparação de duas semanas

para depois não pensar "para onde foi o tempo?", estou a organizar as próximas duas semanas em casa - com o fim da licença do A e com a minha mãe nas últimas recuperacoes pos-operação ao joelho, decidimos que o melhor era tirar "férias".
objectivos gerais:
1. gozar ao máximo a minha filhota
2. desemburrar (o que eu adoro esta palavra) do carro
3. organizar algumas coisas cá em casa
4, 5, 6 - voltar a ler o ponto 1.

sábado, 2 de março de 2013

discos de amamentação reutilizáveis

se me dissessem, há uns anos, que iria enverdar pelo mundo de fraldas e cenas reutilizáveis, não acreditaria!

não pela questão ecológica, mas por achar que seria pouco prático. a verdade é que sempre me considerei uma sortuda por viver nesta era: a era em que existe tampões (com uso já mais normalizado - na adolescência ainda não tanto, mas foi-se adquirindo) e lentes de contacto (das que já não se sente absolutamente nada)!

anyway, após termos decidido usar fraldas reutilizáveis (ainda falta um post sobre isto), comecei a descobrir o imenso mundo dito ecológico de cenas para bebés e afins. os discos foram mais um que fiquei curiosa, e decidi experimentar. a questão de ser mais ou menos prático, depende sempre da forma de nors organizarmos logisticamente em casa. como comprei-os já a D por cá andava, ainda usei alguns discos descartáveis.

comprei então um pack de seis discos da charlie banana. se não vertermos muito, dão para três dias o que é optimo para lavar e secar com tempo, mesmo no inverno.

a minha opinião:
- absorvem muito mais que os discos descartáveis, e olhem que eu tive alturas de encharcar tudo à minha volta, por isso deu bem para ter noção;
- não incham, ao contrário dos descartáveis, pela diferença dos materiais;
- são maiores que os descartáveis, o que se torna mais confortável quando estamos com o peito enorme;
- a costura exterior deveria ser mais dissimulada - algo como acabar numa aba mais fina para ir acabando, e não acabar, ponto;
- como a capacidade de absorção é mesmo grande, se tivermos de lavar à mão convém deixar uns minutos de molho no detergente.
- aconselho!

quando vier a próxima criança vou comprar outro pack, apenas para estar mais à vontade com a quantidade.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails