como já vos tinha dito (embora não encontre o post lol), tenho um excel (o meu tesouro precioso), onde coloco todos os movimentos bancários tanto da nossa conta conjunta, como da minha individual. de lado tenho algumas colunas de apoio às tabelas que faço (vai buscar datas ou tem as listagens de tipo de despesas, etc). depois é só actualizar e posso sempre muito rapidamente ter noção de como é que as coisas estão. no entanto, é sempre bom olhar também a nível anual, tentar fazer opções e novos projectos!
gosto muito de tabelas dinâmicas, tal como o nome indica, são dinâmicas e acabo sempre por ter várias visíveis com o mesmo tipo de informação, no entanto, focando visões ou objectivos diferentes.
taxa de esforço
neste momento temos dois empréstimos (casa e carro), e em 2010 a nossa taxa de esforço médio foi de quase 20%.
claro que isto é apenas olhando para os empréstimos existem outras despesas fixas mas que não consideramos aqui. penso que a nossa taxa de esforço é bastante boa. e considerando que o ideal é não ultrapassar os 40% dos rendimentos, então podemos pensar que existe outros 20% que podem estar na terra de ninguém, mas que podem começar a ir para poupança, investimentos vários, férias :)
despesas várias
aqui está - limpinho! obvio que a percentagem maior vai para a prestação da casa. a seguir, o mercado (claro), depois levantamentos (que comparando com 2009, já fizemos ajustes e melhoras), a seguir vem a saúde e fixas casa (luz, água, condomínio...). esta comparação é interessante, certo? gasta-se muito dinheiro com as chamadas "fixas casa", mas posso dizer-vos que este ano gastei ainda mais em saúde! mas muito aconteceu e melhores dias virão! e logo a seguir, "móveis e deco" (como este foi - o primeiro ano inteiro que cá estivemos, ainda houveram coisas grandes a comprar.
fizemos também algumas alterações:
- comprámos nova máquina de lavar roupa (máximo de A's e 6º sentido) e também uma de lavar loiça. média poupança de água: € 3/ mês
- contratámos de luz o bi-horário semanal - apesar de ainda estarmos a fazer pequenos ajustes diários para melhor aproveitamento. média poupança de luz: € 7/ mês
forecast
hum... o que eu queria era mesmo diminuir em despesas desnecessárias para que, com o mesmo dinheiro, pudéssemos melhorar o nosso dia a dia. mas, com os nossos amigos Orçamentos de Estado na Europa e arredores, a coisa torna-se cada vez mais difícil. de qualquer modo, não vejo razões para voltar a gastar tanto dinheiro em saúde como o ano passado. por outro lado existem algumas grandes alterações na nossa hsh, nas quais temos mesmo de investir. janelas duplas e um roupeiro. nisto vai muito dinheiro!
acima de tudo isto, está o nosso lema monetário geral: poupar sem deixarmos de viver!
em que tanto o "poupar" como o "viver" se adequa a todos os níveis e mais alguns :)
Excelente compilação!
ResponderEliminarNos primeiros anos gasta-se muito em coisas para a casa, mas depois começa-se a sentir menos. O bom é que o que seria para rechear a casa, agora é usado para amortizar o crédito habitação... Compensa muito!
Quanto às poupanças em água e luz, são evidentes! Pena eu só tenha mudado para o bi-horário há tão pouco tempo...
E tens toda a razão quando falas que poupar é importante, mas não podemos parar de viver ;) O meu lema é exatamente o mesmo :)
Um beijinho
Sara,
ResponderEliminarQuem fala em amortizar o crédito habitação, tb fala em férias - q desde as últimas, fiquei com a certeza q o meu futuro é esse lol
Quanto à luz, mais vale tarde do que.. mais tarde :)
obrigada, beijinho,
R