quinta-feira, 27 de outubro de 2011

férteis no Hospital Garcia de Orta

finalmente a ida ao CIRMA - Centro de Infertilidade e Reprodução Medicamente Assistida, primeira consulta de fertilidade no Hospital Garcia de Orta. um dia verde!

um resumo (ou tentativa de):
  • elaboração da ficha do casal
  • enfermeira mede a nossa tensão arterial e peso
  • consulta com médica (muita explicação, muita esperança, muita paciência)
  • enfermeira chama-nos para algumas explicações práticas e recapitular próximos passos
após termo-nos decidido e fechado processo na MAC, hoje fomos muito tranquilos para a consulta. Deus muitas vezes demonstra qual a melhor decisão através da paz que sentimos!

a reter:
  • as minhas análises sanguíneas de 2º/ 3º dia não "bate a bota com a perdigota" by médica - isto ao contrário do que disseram na MAC (!!!!!), mas fazem sentido olhando para o meus ciclos menstruais irregulares e para a informação do meu ginecologista dos ovários micropoliquísticos;
  • o espemograma do A é normal (!!!!) - isto ao contrário do que disseram na MAC (!!!!!), mais uma vez se confirma que a OMS, responsáveis por estes números, mudaram há muito pouco tempo o limite mínimo, ie, fazem espemogramas a homens que no prazo de +- 2 anos e sem qualquer apoio médico conseguiram ter filhos. e vêm qual foi a média mais baixa de % normal de esperma desses homens. nos últimos estudos, viram que homens até ao mínimo de 4% esperma normal conseguem ter filhos naturalmente, considerando então que essa percentagem é a normal mínima. portanto, tudo OK com o meu A. :)
próximos passos:
  • fazer ecografia (que não cheguei a fazer na MAC) - ficou marcada já para o meio de Novembro e não antes porque devo continuar com vestígios de menstruação mais uns bons dias (na MAC foi 4 meses de tempo)
  • medir temperaturas para estudar a minha ovulação - deram-me mapas para dois meses, medir todos os dias de manhã, mesmo antes do xixi ou levantar-me ou nada. people, estamos sempre a aprender: sabiam que a temperatura para este objectivo é a temperatura rectal? :s
  • fazer histerosalpingografia (para os leigos como eu, HSG) - no próximo dia que me aparecer a menstruação (espero que este ciclo seja rápido), telefono a marcar este exame, que só pode ser feito nos primeiros 12 dias do ciclo. se não aparecer período até final de novembro, faço Provera. sobre o exame em si, a médica diz que é chato. nós mulheres já sabemos que a nível ginecológico quando dizem "chato", significa "mau". mas quando a ouvi apenas pensei "eu já fiz uma biópsia na vulva, chorei todos os dias enquanto sarava, fui queimada com lazer para matar o HPV, não tenho medo dumas cenas "chatas", que me introduzam uns cinco instrumentos ao mesmo tempo e de sentir algum desconforto e eventuais picadas. o que realmente me chateia, é ter de tomar clísteres! epá, não sei explicar, chateia-me! além disso, no dia anterior tenhs de tomar antibiótico (tomamos depois até acabar a embalagem) e uns comprimidos para preparar, acalmar, mini-anestesiar. nada!
quando sairmos deste exame vou direitinha à próxima consulta (que é sempre marcada para esse próprio dia) e nessa altura já estará também disponível o resultado da ecografia. se estiver tudo bem nestes dois, as possibilidades são (por esta ordem de tentativas e sempre começando no mais natural/ menos invasivo) :
  • medicação para estimular os ovários + método natural;
  • inseminação intra-uterina (IUU);
  • fertilização in vitro (FIV)
isto, e outros exemplos que tenho sabido (bons e maus) me fazem pensar, será que outros centros de apoio à (in) fertilidade têm feito um trabalho realmente profissional. será que as longuíssimas listas para o FIV são razoáveis, um tratamento caro e que o governo oferece tão poucos, será que deve ser visto como única opção para tantos casais??

saímos muito positivos com o futuro, com as pessoas, com a vida, com Deus. o carro estava longe, andámos à chuva, o chapéu faleceu e rimo-nos imenso com isso. não sei o que Deus nos quer ensinar, e com tantas pessoas imaturas, irresponsáveis, imerecedoras... a terem filhos, acho que a ideia não deve ser essa. mas obviamente, estas situações provocam sempre alterações nas pessoas, no casal. no nosso caso, tem sido muito bom, mesmo.

claro, tantas horas lá dentro e tantos sorrisos à saída, saímos de lá a más horas para almoço e fomos comer fora e decidimos tratar de algumas coisas pendentes - encomendámos tampas Teka do lava-loiça, comprámos um super aspirador, fomos passear até à farmácia e comprámos ainda um incenso diferente para o lar. e quando cheguei, achei que era dia (apesar da chuva) de limpeza (geral) às janelas da sala para colocar as novas cortinas! feito e acabado.

um dia verde, de esperança!

4 comentários:

  1. Excelentes notícias! :)
    Sempre acreditei que no vosso caso o método menos invasivo (estimulação+método natural) fosse suficiente!!!! Quero muito acreditar que sim, mas é sempre bom saber que há mais técnicas disponíveis e que em breve a gravidez aconterecá :)
    Quanto à histerosalpingografia, não te preocupes que não é nada de especial. Eu pelo menos não senti dores nenhumas, apenas o desconforto habitual de um exame ginecológico. Não tomei analgésico, não fiz clisteres nem muito menos tomei antibiótico e sinceramente não vejo necessidade de tais procedimentos, pela simplicidade do exame.
    Um beijinho e muita esperança!!!! :************

    ResponderEliminar
  2. :) minha querida, muito obrigada (uma vez mais) por toda a força e explicações (letras e letras de explicações) :)

    estamos a agarrarmo-nos a toda a esperança e todo o agradecimento para com Deus que sentimos ontem, acredito que mantendo-nos assim estamos mais preparados, e mais felizes a cada dia.
    beijoca grande,
    R

    ResponderEliminar
  3. ;) Adoro ver-te a falar dessa maneira!!!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails