segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

passar a ferro ou fazer novos amigos

e estes foram os companheiros do encontro de ontem com a montanha de roupa

adorei a caracterização, a roupa, os cenários, o Deeeeeep! adorei!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

why do WE love our hsh?

bom, em primeiro lugar, porque nós a escolhemos! foi um click, tal como a senhora da (uma das) agência nos prometeu.

em relação a clicks prometidos e encontros perfeitos de 3º grau, tinha a experiência do vestido de noiva, que de click teve muito, mas também de procura incessante (detalhes para outro dia), mas o que me ficou é que não é fácil encontrar o "the one" que encha as medidas de uma pessoa - quanto mais de duas?!!?!! após umas 8 casas, muitos risos e pouco espaço, ficámos admirados com uma comercial de uma agência bem conhecida:

- então como desejam a casa?
- queremos um t3 usado, boas áreas, pouca coisa a remodelar, dois wc's..
- sim, mas têm de ser mais específicos. cor dos móveis de cozinha?

oi?!?!? estamos a falar de uma casa usada, não em construção! tínhamos já demonstrado que não tinha de ser tudo ao nosso gosto a 100% e ela pergunta-nos a cor dos móveis? mas ainda continuou...

- tenho aqui um t2 que penso ser muito bom para vocês
- quis dizer t3..
- não têm filhos, pois não? então porque querem um t3? ficam com um t2 pelo mesmo preço e mais recente!
- até amanhã, sim?

claro que tínhamos muitos sonhos e desejos, mas muita noção do máximo que queríamos pedir ao banco e que só quando tivermos uma vivenda feita por nós os vamos concretizar (e mesmo assim, por questões de orçamento, tempo, espaço, más escolhas ou mudança de gostos, no dia seguinte podemo-nos arrepender), de qualquer forma, houveram várias coisas que já não esperávamos conseguir e que conseguimos (como o roupeiro no hall de entrada)! ponto fraco é mesmo não ter varanda, mas aí a culpa é minha - estes prédios são umas autênticas caixas de fósforos por fora, e por várias vezes que por aqui passávamos eu dizia - ou pensava - que não sabia como é que alguém poderia viver aqui! (boca enorme a minha! rrrr) as grandes razões?

  • 3 quartos
  • muito boas áreas (a mobília de quarto que já tínhamos cabe toda muito bem na nossa suite e podemos sempre pensar num baloiço)
  • tem uma suite
  • está dividida entre a zona mais social e a zona dos quartos
  • muitas janelas (só na sala 3)
  • o nosso roupeiro embutido tem 2 portas grandes para cada um (fora as pequeninas lá de cima)
  • despensa cheeeeeia de prateleiras
  • lareira
  • roupeiro no hall para sapatos e casacos
  • muita arrumação na cozinha
  • lava-loiças com duas cubas
  • muito potencial geral
  • muito potencial para melhorar a arrumação
  • pedra da cozinha em tons cinza
  • janela num dos wc's
  • chão dos quartos em flutuante claro
  • móveis de cozinha e wc em tons neutros (dá para escolhermos sempre a deco)
  • luzes embutidas no hall e sala
  • zona familiar, de lazer, comercial e transportes (perto e longe o suficiente - incluindo ir a pé para o comboio todos os dias, passear de mão dada ao fim semana sem ligar o carro)
  • e os pequenos grandes upgrades à outra casa - anos de vida, telecomunicador, gás canalizado, 2 wc's, cores altamente escolhidas por nós, and, and......
because it is ours!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

afinal...

o doido do A pôs a lavar roupa branca, centenas das minhas camisolas interiores e ainda (e esta é a parte do doido) umas toalhas de mesa, do meu enxoval, que eu ainda não tinha posto a uso e que, devido ao tamanho, o único local para secar é mesmo o estendal da rua. mas... afinal.. hoje ainda não choveu por aqui, e essas toalhas já estão bem secas!

uma delas é de tricot, e apesar de por mim dificilmente a comprasse, acho que vai ficar gira com uns individuais bem modernaços!

agora, estou a preparar-me para o ponto alto dos meus domingos à tarde - passar a ferro!

=)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

tsuru

tsuru é um símbolo da felicidade. não acredito que é por ter um objecto com um determinado símbolismo, que vá alcançar ou obter o seu significado, é pelo belo.

gosto de tsurus. gosto de os fazer e oferecer. gosto de os ter por aí. gosto do seu ar imponente e delicado.
deixei na casa dos meus pais os que fiz enquanto lá vivi, até porque as pessoas pequenas que por lá passam, acham-lhes graça e eu gosto de as ver brincar com eles.

e por na nossa hsh, ainda fiz poucos (a maioria que faço é mesmo para dar), e o único que deixei, foi perto da janela, com as asas bem abertas.

um dia o A foi limpar a casa e abriu as janelas todas, viu algo a mexer-se e ainda o viu voar, mas não foi a tempo de o apanhar. espero que alguma pessoa pequena o tenha encontrado e gostado :)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

asas cortadas

chego. é o nosso lar.

a chuva molhou-me e o dia cansou-me. não discirno o que sinto ou não, o que devo sentir ou não.
toco à campainha. perguntas porquê. tinha as mãos molhadas, sabes que está a chover? estás triste, chateada? sei que combinámos não ter nada, mas comprei duas coisinhas para ti. o que tens? sabes que está a chover?

um dos meus maiores receios é tornar-me uma delas. aquelas que critiquei consoante cresci. achavam que eram elas que mandavam, vestiam as calças. algumas vezes enganaram-se, outras nem tanto. cortaram as asas a quem escolheram dividir vida. cortaram-lhe as asas e começaram vidas separadas. não se conta, não se partilha, não se pede, não se zanga. tudo é mais fácil assim. naquele local comum, eles eram pessoas apagadas. ou silenciosas. ou de corpo presente. ou à espera que aquela obrigação acabasse. roubaram-lhes as asas.

um dia falei-te. já lá costumava ir. questionei-te da loucura. disse que às vezes sinto-me louca. sou constantemente duas. oiço aquela voz aqui. disseste-me que os loucos não têm noção de que o são. quis acreditar. divagações aqui e ali. continuo sem me perceber. sem saber porque caminho onde não quero estar, porque não amo o que possuo, porque não luto com os meus maiores medos. ao mesmo tempo, perco noção dos receios e falo de tudo a quem não devo. questiono, partilho as debilidades que não devia saber. penso em demasia. violo outros, arranco-lhes penas.

mais tarde vi-o. fora do local comum. era outra pessoa. parecia mascarado, mas talvez máscara fosse aquela com que vive mais tempo. uma outra vida, fechada dentro de um armário. uma roupa roubada, tinta e brilhantes. reconheci-o, reconheceu-me. tirou os brilhos e mudou de cor. fingimos para sempre e sempre que não tinha acontecido. marcou-me. nunca o disse a quem comum. nunca falámos, pouco sorrimos. a máscara do dia a dia voltou. roubaram-lhe as asas, algures. arranjou um escape. um ninho ou armário. uma criação, não sei se é a que vi , ou se é a que conheço todos os dias.

silêncio. era o nosso lar.

a discussão deu lugar ao acomodar. os gritos à fingida paz. cortei-te as asas?
amo-te mas abafo-te, fecho-te, tapo-te. arranjo modos de calar? arranjo desculpas para mim, pedras para ti. quero e não quero. choro e rio. sofro e alivio-me?

cortei-te as asas.

to: Fábrica de Letras

história da cozinha ou costeletas com ananás e natas no forno

comecei a ver programas de culinária com a minha avó. nos verões que passava na quinta.

a minha avó chamava-me antes de começar. o objectivo era eu escrever as receitas. a minha avó não sabia escrever nem ler, mas tinha uma percepção do mundo muito além. não me lembro bem se alguma vez li alguma receita para ela cozinhar, mas escrevia muitas. a minha avó tinha mais que memória de elefante. esses momentos trazem-me muita coisa à memória..

hoje em dia o formato dos programas culinários são muito diferentes. o formalismo foi-se embora e, mais uma vez, voltamos ao extraordinariamente simples, ao belo mas alcançável, a um estilo de vida, mais do que momentos em que temos de fazer o jantar. hoje vi pela primeira vez um outro programa - The Delicious Miss Dahl, mais um, diferente, pink, à procura do light e dos prazeres do dia a dia.

ontem, no final do dia apenas, decidimos fazer um jantar "nosso 14 fevereiro no dia 12 fevereiro". fiquei eu responsável. fui à net num instante, confirmar os ingredientes duma entrada que tinha visto há uns dias, peguei no saco e fui ao lidl. queria fazer carne, e estava à espera que algo me chamasse. acabei por inventar, e ficou fabuloso..

costeletas com ananás e natas no forno

  • costeletas de porco
  • lata de ananás
  • pacote de natas
  • sal, pimenta preta, alho em pó
muito simples e rápido. coloquei um pouco de azeite no fundo de um tabuleiro, pedras de sal na carne e deitamo-las sobre o azeite. como não queria que ficasse doce em demasia, coloquei um pouco mais do que o normal de pimenta preta (mais saudável e forte que a branca, dizem), ananás cortado aos bocadinhos, mais pimenta, alho em pó, calda do ananás a regar tudo, natas a regar tudo. forno cerca de 30 min ou até a carne estar clarinha e o ananás escuro.

acompanhei com salada - tínhamos um restinho de arroz de ervilhas no frio, juntei alface cortada às fatias fininhas, milho, queijo ralado. temperei com sal, azeite, vinagre balsâmico branco, orégãos em pó.

o convidado final - D'Avillez - alentejano tinto de reserva 2007

definitivamente uma receita a repetir.

possivelmente tentarei mudar, mas nunca gostei das fotos rascas de comida, em que tudo parece pornografia barata, em vez de um belo romance erótico.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

sino na cabeça - YES, PLEASE!

acho que os chapéus não ganham nada em cima da minha cabeça, mas sempre fui uma apaixonada pelos chapéus sino, típicos nos anos 20 e que agora voltaram. não sei se....

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

som de leão mesmo ao meu lado

tenho o circo à porta de casa. circo mesmo, não se tratam de vizinhos palhaços.

existe um descampado ao lado da nossa casa onde está projectado uma escola. ideia que eu adoro. ainda não consigo projectar no prático que será os meus filhos estarem na escola mesmo ao lado de casa, mas consigo sonhar em aumentar o suficiente o valor da casa para podermos comprar uma vivenda com uma entrada confortável.

anyway, no descampado, enquanto as obras são prometidas mas ficam no limbo, a câmara ou a junta, ou alguém com certeza, vai ganhando uns trocos em "alugar" o espaço aos mais artefactos culturais. desta vez, circo.

confesso que nunca gostei de palhaços e o circo em geral nunca me provocou sedução. gosto de alguns números, normalmente relacionados com acrobacias mas de resto... os palhaços provocam-me stress profundo, e ver animais aperta-me o coração.

na minha in-cultura, pensei que já não fosse possível ter animais no circo. especialmente algumas espécies. qual foi o meu espanto quando, após montarem o estaminé, comecei a ver jaulas. eram bois (deve haver um nome mais específico mas não sei), um dromedário enorme, burro, cabrinhas (até aqui ainda posso.. enfim..), depois leoas e vários tigres. é verdade que são enormes e pelo aspecto do pêlo até parecem saudáveis. o problema dá-se quando se põe de pé e a zona da barriga é só pele. independentemente disto, já tinha decidido ir à net. parece-me que os circos podem ter animais desde que peçam uma autorização municipal, estes serviços, são responsáveis por verificarem as condições onde os animais vivem. só isto????

ouvimos os tigres e leoas durante o dia. aquele som da vida selvagem em chamamentos pelas crias perdidas. é um som triste e preocupante.

para aliviar, temos brincado que antes de sairmos de casa temos de ir à janela e olhar para a porta das jaulas, não vá termos um amigo à nossa espera lá em baixo.

e não é que hoje estava a chegar a casa e ouvi o tal som felino e parecia que estava mesmo ao meu lado?!?! olhei para a direita (direcção das jaulas) e não vi nada. estava escuro. eu estava sozinha e tinha um pacote de bacon na mão. se lá estivesse, dar-lhe-ia o bacon na esperança de o entreter. eu que tinha pensado que se isto me acontecesse tentaria fazer-lhes uma festinha e andar devagarinho (!!!!), senti o coração aos saltos e por pouco não desatei a correr. fiquei aliviada quando fechei a porta do prédio.

claro que não estava nenhum felino solto, mas o som, sendo um som selvagem, facilmente propaga-se de uma forma que nós citadinos não estamos habituados.

para tentar acabar esta entrada, ando com o coração apertado. não pela possibilidade de algum animal selvagem soltar-se, mas porque fico triste. são animais, não deveriam estar nas condições que estão, em jaulas que nem se conseguem esticar como deve ser.

quem me conhece sabe que não ligo a animais. quem me conhece bem sabe que adoro animais. só não os quero na minha casa (à excepção de peixinhos que não espécies protegidas).

custa-me vê-los ali.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

hoje

hoje estou com saudades.

saudades de conversas até amanhecer, de não ser preciso falar. de amizades que estiveram físicas tão pouco tempo, mas que quando penso nelas, estão no passado desde sempre, e para sempre.

tenho dificuldade em perceber razões de afastamentos. ou se as razões ainda são válidas. descubro que sim. tenho vontade de te telefonar e fazer-te minha amiga outra vez. não posso.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

se eu lembrar - reflexos de Ti

num álbum tão especial, tão forte encontrar esta letra que conheço, sinto, desde sempre.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

DIY - candeeiro de tecto

finalmente, temos estado a pensar (e agir) sobre alguns projectos caseiros - nesta mensagem falei-vos de um candeeiro, que na realidade já estava planeado há imenso tempo.

a nossa zona dos quartos está centrada num corredor, cujo candeeiro apenas era uns fios e uma lâmpada (não tenho foto prévia). após uma longa história até comprarmos o cabo, finalmente 2ª-feira passada comprámo-lo e convidámos logo o nosso electricista favorito a vir cá a casa com tempo extra - muito rápido!

estão a ver que está mais para a direita? defeito do construtor!!! rrrrr

faltava só a parte dita decorativa...

inspiração
de "The Painted Hive" - thank you so much, Kristine

material
na primeiríssima vez que fui à Ikea, comprei o candeeiro Not

quando o montámos nesta casa, vimos que se tinha partido o parafuso da base. como não encontrámos outro semelhante para substituir, decidimos desfazer-nos, no entanto, fiquei com os abajours.

diy
decidi-me pelo vermelho. e basicamente fiz dois fios com missangas. no final foi só prender ao candeeiro.

tcharaaam

o senhor A diz que gostou :)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

to do @ home


as que neste momento mais anseio...
  • acabar quadro para o hall - falta comprar laca para fixar o carvão (alguém sabe se a laca normal faz o mesmo efeito?) / upd - DONE aqui
  • voltar a colocar o relógio na parede da cozinha - falta comprar um prego que não se dobre :) / upd - DONE aqui
  • mandar imprimir as fotos para o álbum de convidados - estão mesmo, mesmo quase todas escolhidas
  • colocar o varão de cortina na suite - falta o senhor que mora cá em casa ter um tempinho
  • organizar o nosso quarto da direita para receber a nova aquisição - falta tempo
  • montar e fazer o candeeiro para o corredor - falta o nosso amigo electricista vir montar o cabo /upd - DONE aqui
  • arranjar o chuveiro do lava-loiças - também a aguardar o amigo electicista-faz-tudo /upd - DONE também!
  • dar uma boa limpeza para pôr a uso o nosso novo tapete do hall - tempo também / upd - DONE aqui
  • começar a organizar a limpeza grande de primavera - falta SOL!
às vezes não dá mesmo jeito nenhum termos de passar oito horas fechados num sítio, quando temos tanta coisa para fazer na nossa vida!

Vitinho

gosto tanto quando o google nos informa de dias especiais!

hoje é um deles - 25º aniversário do Vitinho. eu sou do tempo do Vitinho.


ouvi-lo significava que a hora do "xixi-cama" tinha chegado :)

Está na hora da caminha

vamos la dormir,
Vê la fora as estrelas
dormem a sorrir
e amanhã cedinho
bem cedinho, tu vais ver
acordas mais forte e mais esperto
isso é crescer
Boa noite
Sonhos lindos

Adeus e Até amanhã

* e acabei de me lembrar que o meu primo tinha uma almofada igual

poupar na farmácia

eu já tinha ouvido e lido sobre isto, mas por qualquer razão absurda, não fiz logo cartão.

falo das Farmácias Portuguesas, com o dinheirão que gastei em 2010 nestas "lojas", já estaria cheia de pontos.
mas não queremos vidas fáceis, além disso, claro, os pontos não podem ser trocados por medicamentos, no entanto existem algumas coisas que hoje em dia já lá compramos, nos quais poderemos trocar - alguns cremes (os da face são de lá, os outros só se houver alguma razão médica), batons com protector solar, escovilhões ortodoncios...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails