terça-feira, 17 de maio de 2011

viagem à índia ou crepes de arroz

desde que vi uma receita no programa da Ellen (dita cuja que não encontro), andava à procura de folhas de arroz, e em conversa no work com um cozinheiro gourmet, soube que muito perto do meu trabalho existe uma loja indiana onde poderia haver.

fomos lá a semana passada. folhas de arroz quadradas e redondas. vieram as quadradas. depois olhei em volta. especiarias, leguminosas de várias cores, muitos molhos, muitos tons, muitos cheiros. e numa lojinha pequena ainda faltava a outra parte - óleos (claro, numa loja indiana só podia), sabonetes, champôs, produtos de medicina alternativa e um casal caloroso, a explicarem tudo e nada, numa simpatia que nos apetece falar durante horas, sem nos sentirmos pressionados se estivermos a ver todas as prateleiras e sairmos de mãos vazias. saí de lá com o sol de Lisboa e "estes últimos minutos foram tão bons que parece que fui à Índia e voltei".

hoje uma das pessoas que foi comigo à loja disse-me "quando experimentares manda-me uma foto para eu ver o aspecto". e foi hoje mesmo. confesso que nunca me tinha apetecido fotografar os meus cozinhados, muito em especial porque tenho noção que não tenho muito jeito com a máquina, e fotos de comida têm de ser bem feitas, mas hoje até isso me pareceu bem.

tudo muito simples: massa + recheio a gosto + forno
agora mais devagarinho (a receita que fiz hoje ao inventaço):
  • comprar folhas de arroz para crepes;
  • aquecer o azeite e colocar cebola até ficar transparente, juntar nabiça e deixar uns minutos, cogumelos, cenoura fresca triturada - tudo temperado com pouco sal, alho em pó, pimenta preta e molho de soja - saltear a gosto;
  • juntar atum enlatado e requeijão - envolver tudo, rectificar temperos;
  • pincelar um tabuleiro com azeite;
  • mergulhar a massa de crepes em água fria (é só colocar e tirar, porque desmancham-se),colocar o recheio, fechar, pincelar com azeite (só pus uma gota no pincel e passei, o objectivo é só ajudar a alourar);
  • colocar em forno pré-aquecido (+- 200º) até alourar (+- 15 min)
  • deliciar!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails