quarta-feira, 19 de junho de 2013

varizes e derrames

com a segunda sessão de pressoterapia, e após dores fortes atrás do joelho esquerdo durante as sessões, decidi marcar consulta de angiografia. foi hoje.

penso que em 2002, tinha ido a uma cosulta destas, não estava minimamente consciente de que poderia levar injecções logo nesse dia. assustei-me. entretanto as pernas foram piorando e decidi ir a uma consulta na corporacion dermoestética (pub). fiz lá o tratamento com várias sessões de lazer aos derrames e de injecções às varizes. melhorou bastante. mas, além dos anos terem passado, fiquei grávida, inchei.. inchei muito (e esta foto nem é das piores), engordei muito e claro, piorei bastante.

hoje cheguei ao consultório e só aí me lembrei que o mais provável era levar picas. não gosto de agulhas. não gosto. acho que me habituei um pouco a tirar sangue durante a gravidez. mas agulhas no geral, no resto do corpo que não o interior do cotovelo. rrrrr. mas, felizmente, lembrar-me disto só nessa altura prova, mais uma vez, que tenho conseguido não sofrer por antecipação.

cheguei ao gabinete. um senhor com ar quase de avô, muito simpático. começou a falar comigo como se já me conhecesse, o que me chateou um pouco, mas, quando ele me mandou despir e perguntei "já?" (os homens são sempre um perigo),ele percebeu que era a primeira consulta e pediu logo desculpa, que lhe parecia outra paciente. fez-me um questionário, perguntou por antecedentes familiares - toda a família feminina materna tem varizes e quando conheci a minha avó, ela tinha as pernas já roxas. aproveitei e disse que desde a gravidez que tenho ciática, e que a minha perna direita está sempre dermente - perguntei se esta dermência seria da ciática ou circulação - é ciática! viu-me as pernocas. viu que estava nervosa, fartava-me de respirar fundo a cada picada, e ia perguntando se eu queria parar, se estava bem, se estava bem disposta. pergutei se faltava muito e ele respondeu que queria que eu ficasse bem tratada. encheu-me as pernas algodões, parecia uma árvore de natal com neve. disse-me para voltar daqui a quinze dias, e que depois aconselhava a uma consulta anual. que todas as varizes que tenho são superficiais, e com a medicação periódica de secagem, não precisarei de intervencões cirurgicas. disse-me que acompanhada, iria ficar bem, para ficar descansada que fazendo este tratamento, eu nunca teria as pernas da minha avó.

apeteceu-me abraçá-lo, de saudades que esta pequena conversa fez-me sentir.

disse-me para hoje andar um bocado antes de ir para casa, feito. disse-me que o problema da pressoterapia mecânica é que faz o mesmo tipo de pressão em zonas que não deve, e isso fazer mal. aconselhou-me a drenagem linfática manual. assim farei. disse-me para tirar os algodões ao final do dia, e passar duas vezes por dia, durante 10 dias, o gel que me receitou. estou com dores, mas calma.

despediu-se de mim e disse "gostei mesmo muito de a conhecer". não sei se estava a falar com sinceridade ou se diz o mesmo a todas (os homens!), mas gostei de ouvir.

oito algodões na perna direita. dez algodões na perna esquerda. desconfio que fiz alergia ao adesivo!! já está muito mais negro, mas fiquei com pouca bateria. sei que amanhã estará pior.










Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails