sábado, 18 de agosto de 2012

aulas de preparação pré parto

hoje foi a última aula. estamos quase.

conhecemos pessoalmente a enfermeira no local onde trabalha, Hospital Garcia de Orta, no CIRMA - Centro de Infertilidade e Reprodução Medicamente Assistida. mas já duas pessoas de sítios muito diferentes nos tinham falado do profissionalismo dela. enquanto enfermeira no CIRMA, a parte profissional nem se coloca. depois foi o resto: o carinho, a atenção, a paciência, as perguntas que nos fez para que o acompanhamento fosse o melhor possível, o sorriso genuíno quando soube que estávamos grávidos. quando, sem querer, soube que ela dava aulas de preparação para o parto, decidimos logo que seria ela a nossa "preparadora" - Edite Russo.
 
custou-me que fosse a última aula. habituámo-nos a estes momentos. diferentes, em que escutamos alguém que consideramos idónea, aprendemos, tiramos dúvidas, rimos, partilhamos. pensei que quando chegássemos ao fim estaria nervosa com o "está quase", mas cada vez sinto-me mais estranhamente calma e cada vez mais e mais feliz.

gostei que fosse a última aula. sinto-me muito mais preparada e calma, não tanto pela informação teórica pela qual as aulas foram compostas, mas pelos exercícios práticos e por todas as palavras. especialmente nas últimas duas semanas (a semana passada não tivemos aula) em que pensei muito. após pedir-lhe opinião por haver tantas pessoas a dizerem que na altura do parto não usaram nada do que aprenderam nas aulas, iniciou-se uma longa conversa... 
  • a importância da concentração. estarmos concentradas no que estamos a fazer e no nosso objectivo final, termos noção de nós próprias e de nos "puxarmos à terra" se virmos que a concentração está a fugir.
  • a importância de percebermos os nossos receios. admitirmos que temos medo (se e quando os temos). não pensarmos no problema, não é opção! decidir que estamos grávidas e que por isso o parto vai chegar e alguém vai tratar dele, também não ajuda. devemos pegar os nossos receios pelos cornos e enfrentá-los, sejam de que área forem. e o meu receio é tão simples - medo de EU não conseguir, de EU fazer alguma coisa que magoe a minha filha no trabalho de parto ou para toda a sua vida, no fundo, medo de não ser capaz.


as cenas das aulas (para os interessados)...

soube do Dharana, um local no Pragal onde trabalha. foram dois blocos de 4 aulas cada. falámos de legislação, gravidez, fases do parto, pós-parto, amamentação, cuidados com o recém-nascido, segurança do bebé, entre outros. e claro, desde a primeira aula tivemos exercícios práticos com objectivos vários. o espaço só por si é super relaxante, acolhedor e único.

ao despedirmo-nos disse-me "gostei muito" e eu respondi "nós gostámos mesmo muito" e obrigada! MESMO. há pessoas tão especiais que se nos cruzam.

2 comentários:

  1. Que bela foto :)

    Estar grávida é a melhor sensação do MUNDO!!! Por mim já estava grávida de novo :))))

    No fundo, os meus receios eram iguais aos teus. Nunca senti receio do parto em si, mas de não ser capaz de fazer o necessário para que ela nascesse com saúde! Vais ver que quanto mais se aproxima a data, mas calma e serenidade terás ;)

    Beijinho

    PS- As coisinhas que te prometi já estão a caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, obrigada! é deste tipo de apoio q ando a precisar! :)

      Qt às coisas, quando cá chegarem digo-te!
      beijinhos

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails