apesar da enorme dificuldade em preparar menus semanais, é com facilidade que preparo menus para festas cá em casa. adoro! pensar, escrever os menus, dividir tarefas, fazer a lista de compras, preparar tudo nos dias anteriores, ir às compras (bem, desta vez não! estava a sentir-me tão tão cansada que me arrastei pelo supermercado. parece que estive horas lá dentro. não me conseguia concentrar minimamente, não encontrava as coisas, as pessoas irritavam-me! enfim, cenas de grávida).
almoço para quatro
entradas:
gambas cozidas com maionese (de compra) simples e com alho picado no momento
pão de alho
queijo (o A é alérgico a marisco)
pão
principal:
pizza caseira - como apostámos nas gambas, pensámos em algo simples como principal. a preocupação foi os ingredientes. os nossos convidados não gostam de algumas coisas, mas tudo se resolveu com um simples telefonema.
- peguei no tabuleiro do forno, massa de pizza em cima (não havia massa rectangular por isso comprei duas redondas e adaptei)
- aproveitei para o molho-base umas mini-saquetas de ketchup e juntei natas para ficar mais cremoso, por cima cebola
- metade ficou com pizza de atum - cebola cortada às fatias finas, atum escorrido, azeitonas, queijo
- metade ficou com pizza de fiambre - cebola picada, fiambre cortado aos cubos, ananás, cogumelos, queijo
crepe de chocolate com gelado de banana split
jantar para seis
entradas:
queijo
pão
as gambas que ainda havia, com maionese (de compra) simples e com alho picado no momento
trouxeram paté e presunto
principal:
bacalhau à braz (keep it simple)
salada de alface
salada de tomate e requeijão
sobremesa:
gelado de 4 chocolates
gelado de caramelo
resto do gelado de banana split
trouxeram doce de nata com oreo
queria ter adiantado muita coisa na sexta-feira, mas com todo o cansaço e má disposição, não consegui. mesmo quando pensava que ia conseguir adiantar, houve vezes em que pensei "vou arrepender-me disto" ou "vou ficar KO a meio da tarde, pedir desculpa e dirigir-me à cama", etc. mas acordámos relativamente cedo e conseguimos adiantar tudo o necessário (o A ainda teve de sair para umas compras frescas), eu mesmo mais lenta, fui fazendo as coisas. como o casal do almoço ainda não sabe o caminho para nossa casa, tivemos de sair para os ir buscar. correu tudo bem. entradas de gambas proporciona refeições longas e bem conversadas. matámos saudades mas queria mais. na hora do café, queria apanhar ar e fomos à rua, antes disso, trocar de roupa porque grávida que é grávida fica facilmente com as mamas e barriga com chocolate e gelado. olhámos para o relógio, quase seis. eles tinham de estar em casa deles (ainda um pouco longe) por volta das seis. nós tínhamos dito à malta do jantar que podiam aparecer a partir das sete!! mas deu. fomos ao café descansados, levámo-los para fora do caminho desconhecido. chegámos a casa, loiça a lavar, jeitinho aqui ou ali, esvaziar a máquina da loiça, lavar toda a salada e prepará-la para ser amokinada perto. ainda deu para o A ir à rua fumar, ainda deu para nos esticarmos um bocadinho no sofá, pernas ao alto. ainda deu! haja vontade. e amigos dos bons!
Sem comentários:
Enviar um comentário