segunda-feira, 19 de abril de 2010

gestão contas bancárias

hoje fiz algo que não se faz!

shiuuuu... não digam ao boss! não fiz nada de manhã no trabalho (ups). a verdade é que toda a desmotivação, o sem-sentido, a trampa atrás de trampa em cada local para onde olho.... ando fartinha de tudo e de todos!
mas não é nada disto que eu queria dizer! então.. abri o meu ficheiro de gestão despesas pessoais, aquele que eu quero organizar desde que temos a nossa casinha (ou seja, há mais de um ano)! e não é que em pouco tempo o fiz?!?!?! fiquei parva comigo própria! :)

fica aqui a minha ideia da coisa: temos uma conta conjunta (é esta que vejo mais em detalhe), depois o A tem a dele e eu tenho a minha - esta minha tem associada uma conta a prazo, que na realidade é gerida como a nossa conta poupança.

desde que temos a conta conjunta que passo para excel todos os movimentos da mesma (já existem muitos bancos que permitem a transferência dos dados directamente para uma folha xls) e já há muito tempo que organizo a minha pessoal num quadro mensal, para saber as várias despesas que tenho. no entanto, este quadro (que na altura tirei da net e adaptei-o à minha realidade) tinha muitos detalhes, e ao tentar preencher com rigor, gastava muuuuito tempo (daí ter-me começado a desorganizar). então há poucos meses decidi fazer um quadro mais resumido, essencial para perceber realmente onde e como gastamos o nosso dinheirito. A base consta de duas páginas:

MOVIMENTOS
quadro com todos os movimentos da nossa conta conjunta. à direita acrescentei várias colunas que fazem o somatório desse mês consoante o assunto:
  • comentários - pode sempre ser preciso
  • fixas casa
  • supermercado & cia
  • casa
  • levantamentos
estes são os "temas quentes" que aparecem mais vezes ao longo do mês, e por isso é que considero preferível fazer uma coluna resumo (que vai buscar o valor a cada linha que se adequa), do que estar no quadro resumo a ir buscar cada célula; há situações que podemos fazer fórmulas automáticas, por exemplo, para a coluna levantamentos quando acrescento linhas, arrasto a fórmula e se for um levantamento, automaticamente fica o valor - só poupar tempo! e assim, ficamos com uma calculadora de despesas automática, para todos os meses.

QUADRO RESUMO (tudo está lincado a somatórios ou células individuais da folha anterior)

ganhos
  • ordenado = somatório dos nossos ordenados
  • valor conjunto = ordenados - (menos) valor que transferimos para contas pessoais
home sweet home
  • casa = prestação + seguros
  • fixas casa (água, luz, etc, etc - se algum dia precisarmos de ver a média anual da luz, temos sempre o descritivo dos movimentos, mas mês a mês, o importante é saber todos os valores englobados) = lincada à coluna dos movimentos
  • telemóvel = para quê falar?
  • supermercado & cia = lincada à coluna dos movimentos
  • outros (arranjos, decoração, móveis...)= lincada à coluna dos movimentos
magano (nome alentejano dado ao nosso carrito)
  • automóvel = prestação
  • combustível = àquilo de que se alimenta
  • outros = inspecção, selo, arranjos.....
saúde
  • consultas = idas a médicos, a farmácias, a análises e afins
outros
  • levantamentos = lincada à coluna dos movimentos
  • lazer = férias, jantares, compras de natal, de aniversário, ...
  • roupa = precisamos de tanta!
  • outros = tudo o que não se adequa nos anteriores :)
[podemos ter um somatório a cada sub-tema acima, ou apenas uma soma de todas as despesas]

poupança
  • trocos
saldo
  • total = ordenado - total despesas - poupança
  • cruzado = valor conjunto - total despesas
em ambos os casos o resultado deverá ser positivo! dei por mim a ter um valor positivo no primeiro saldo e negativo no segundo. em que me apercebi que gastamos mais nas despesas do que aquilo que achamos que vamos gastar nas despesas! no finalzinho, faço um gráfico, que eu gosto tanto de ter visualmente o que quero! próximo weekend vou estudar este quadro com o A :)

neste ficheiro excel acabo por ter toda (ou quase) a gestão doméstica - folhas de acompanhamento dos empréstimos da casa e carro, listas de compras, burocracias e how-to de compra da casa, blá.. blá..., blá :)

1 comentário:

  1. Pois poupar requer também organização e de facto a esse ficheiro não falta organização muito interessante...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails