quinta-feira, 8 de abril de 2010

limpezas à grande

abertura da época da limpeza de casa.. ontem foi o início das limpezas profundas! doi-me tantos os ombrinhos!!!


por enquanto ainda estou na cozinha .. ufa! eu gosto de começar pelo mais difícil :)

eu muito sinceramente, até gosto de fazer estas coisas - gosto de repensar a arrumação, gosto de estar o dia todo a mexer em água (quando o sol já aparece, claro), gosto muito do cheirinho dos detergentes, de usar o detergente preferido para cada coisa... e no geral, descontrai-me e fico feliz no final de cada divisão. no entanto detesto quando sinto que estou a perder demasiado tempo com cada coisa, por isso tento organizar-me o melhor possível antes de começar - ficam aqui as minhas ideias..

dicas gerais:
  • colocar em tópicos detalhados o que quero fazer em cada divisão - sabe tão bem riscar muita coisa ao final do dia
  • limpezas profundas são externas e não internas - se tenho um armário desarrumado, posso arrumar noutra altura, se tenho o interior do frigorífico para limpar, e aliás, limpo muito mais vezes o frigo durante o ano do que limpo as outras coisas profundamente; se é durante o tempo que dedicamos às limpezas grandes que vamos arrumar o interior de algo, acabamos por perder a nossa meta, e quanto a mim, por estarmos a usar tempo em algo que não é o nosso objectivo na altura,e acabamos por desmotivar
  • o lógico - pensem no que faz mais sentido limpar primeiro - tanto por divisões, como dentro de cada divisão
  • ter os nossos detergentes seleccionados em casa - para não estarmos no meio duma tarefa e não a podermos acabar como queríamos
dicas específicas (vou usar o exemplo da limpeza detalhada da cozinha):
  • ao organizar a nossa limpeza dentro de cada divisão, penso sempre muito no pó - se vou limpar um estore depois de ter limpo uma parede, esta vai ficar com pó!
  • não se esqueçam de aspirar as coisas cujo interior pode ganhar pó e que dão para aspirar - parte detrás do frigorífico, cesto da roupa suja, etc.
  • todas as coisas que são possíveis lavar com água e detergente, lavem
  • exaustor com placas (das que vão à máquina da loiça) podem ser lavadas à mão no lava-loiça - enchemo-lo com água quente e detergente, deixamos um pouco de molho, lavamos com a esponja da loiça e passamos bem por água, se necessário repetir (deixo esta dica porque não tenho máquina de lavar loiça e o próprio panfleto do exaustor só fala em lavar com a loiça!
os meus preferidos:
  • Cillit-Bang Manchas & Chão: para azulejos, móveis, etc - os meus armários são brancos lacados brilhantes, e eu desconfio que os antigos donos lavavam com o esfregão verde... :s ou seja, especialmente a porta por cima do fogão, notam-se alguns riscos e falta de brilho no lacado - este tipo de material tem de ser limpo só com o paninho mas com um bom detergente! também é muito bom para manchas de sabão nos w.c.
  • Sonasol Oxigénio Activo: exteriores de frigorífico, máquinas de lavar, microondas, e bancadas para limpeza mais diária
  • Cif Creme: continua a ser um grande aliado! os azulejos da cozinha, com o inverno que tivemos, tinham algumas manchas que não estavam a sair facilmente - pus um pouco do creme e esfreguei e foi num instante. é mesmo muito bom para limpar bancadas, mármore dos parapeitos das janelas, alumínio das janelas, ...
  • Cif Inox: para tudo o que tem inox, adoro!
  • Limpador de Madeiras Pronto: para lavar tudo o que tem madeira
  • Swiffer: só tenho o espanador e tento usar só no que é mesmo preciso (apesar do material e resultado serem muito bons, não é nada ecológico) - uso na limpeza dos estores internos de madeira que tenho na cozinha - fica um espectáculo e sé super rápido
  • Jornal: independentemente da marca dos limpa-vidros, o jornal não pode faltar :)
  • Sonasol / Cif - Limpeza Casa Banho: estou sempre a usar os dois, que considero muito bons
e.. por enquanto já estou muito mais "a-detergentada" :)

é verdade, ontem para o dia ficar mais limpo e relax....


tive de parar as minhas limpezas para ir fazer uma limpeza à pele (que estava mesmo a precisas) - conheci a mocinha na oferta das meninas da minha despedida de solteira (depilação, limpeza de pele e massagem relaxante), e gosto mesmo muito dela. já não ia lá há que tempos e tinha-me esquecido de todo o ritual, pensei despachar-me em 1 hora, mas fiquei lá duas horas e meia!! com direito a massagem nos ombros, pescoço, cabeça... :)

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails